Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Destaque

Ministro da Defesa participa de eventos no CML

Rio de Janeiro/RJ – No dia 22 de agosto, o Coordenador Geral de Defesa de Área (CGDA) recebeu o Ministro da Defesa, Raul Jungmman, no Palácio Duque de Caxias, para participar da reunião da Análise de Pós Ação (APA), da formatura de término da primeira fase dos Jogos Rio 2016 e de uma entrevista coletiva com a imprensa.  

Últimas notícias

CGDA apresenta estratégia de defesa a observadores

Rio de Janeiro (RJ), 15/08/2016 – Observadores da Rússia, Peru e Japão visitaram o Coordenador Geral de Defesa de Área (CGDA), localizado no Comando Militar do Leste (CML), com o intuito de conhecer a estratégia de defesa que está sendo executada na Olimpíada. Os países sediarão, respectivamente, a Copa do Mundo FIFA 2018, os XVIII Jogos Pan-Americanos de 2019 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020.  

Segurança na cerimônia de abertura da Olímpíada é realizada pelo CDS Maracanã

Rio de Janeiro/RJ – Na sexta-feira, 5 de agosto, o Comando de Defesa Setorial (CDS) Maracanã, empregou cerca de 2200 militares na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, realizada no estádio do Maracanã.

Ministros conhecem detalhes da cerimônia de abertura da Olimpíada

Rio de Janeiro, 02/08/2016 – Um encontro no Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste, reuniu os Ministros da Defesa, da Justiça, do Gabinete de Segurança Institucional e do Esporte, além do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, do Comandante Militar do Leste e Coordenador Geral de Defesa de Área e do Coordenador de Segurança de Área, para apresentar os detalhes operacionais da abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Fique por dentro

Serviço Militar

O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e compreender, na mobilização, todos os encargos com a Defesa Nacional.

Militar Temporário

O Exército Brasileiro abre inscrições, por meio das suas regiões militares (RM), para seleção de oficiais, sargentos e cabos técnicos temporários em diversas especialidades. Existem, ainda, vagas destinadas aos médicos, farmacéuticos, dentistas e veterinários (MFDV).

Escolas Militares

As Escolas Militares são estabelecimentos de ensino militar do Exército que possuem a responsabilidade de formar os oficiais ou os sargentos de carreira do Exército Brasileiro

Informações úteis

Mulheres no Exército

As mulheres estão isentas do serviço militar obrigatório, na forma prevista pela Constituição. No entanto, podem servir, voluntariamente, como militares de carreira ou temporárias.

Como chegar ao CML

Veja como chegar ao Comando Militar do Leste. {google_map}-22.903648, -43.189316{/google_map}

Conversando com a Reserva

O Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) implantou, em 20 de março de 2015, seguindo orientação do Comandante do Exército, o Projeto “Reserva pró-Ativa: apresente-se para a missão!”.

Central de imagens

Fim do conteúdo da página