Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21
Rio 2016

Evento marca o início das ações de Defesa para as Olimpíadas

Acessos: 3298

Rio de Janeiro/ RJ – Uma solenidade militar marcou, neste domingo, 24 de julho, o início das ações de Defesa para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Desde as primeiras horas desta manhã, militares das Forças Armadas já assumiam seus postos no policiamento ostensivo da cidade, proteção de estruturas estratégicas e como Força de Contingência, em caso de situação emergencial.

imagem sem descrição.


Durante a cerimônia, que foi realizada no Palácio Duque de Caxias, o Ministro da Defesa, Raul Jungmann, e o Comandante Militar do Leste e Coordenador Geral de Defesa de Área, General de Exército Fernando Azevedo e Silva discursaram aos representantes de tropas da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira. As autoridades reforçaram a importância do trabalho de cada militar para que os Jogos transcorram em paz e segurança e para que os atletas possam brilhar nas pistas e quadras.

Também estiveram presentes ao evento o Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército Sérgio Westphalen Etchegoyen; o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas; o Comandante da Força Aérea, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante-de-Esquadra Ademir Sobrinho; o Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos; o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino; o Assessor Especial do Gabinete de Segurança Institucional, General de Exército Carlos Bolivar Goellner; e o Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência, Wilson Roberto Trezza.

Após a solenidade, as autoridades participaram de uma coletiva à imprensa, na qual destacaram que a fase de planejamento e capacitação foi encerrada e que as Forças Armadas passam, oficialmente, a exercer seus compromissos e atribuições no que diz respeito à defesa e à segurança das Olimpíadas. Nos próximos 64 dias, cerca de 42 mil militares estarão envolvidos com a realização do evento esportivo no país, sendo cerca de 22 mil no Rio e 20 mil nas fronteiras e em outras cinco capitais onde acontecerão partidas de futebol. Além desse efetivo, homens da Polícia Militar, policiais civis e bombeiros estão encarregados de patrulhar a cidade em conjunto com agentes da Força Nacional.

“Todo esse esforço visa, de forma integrada, coordenada e conjunta, obter um ambiente pacífico e seguro para o desenrolar das Olimpíadas para os atletas, jornalistas, turistas e brasileiros, e que possa passar uma imagem para o mundo e também para os brasileiros da nossa capacidade de organizar grandes eventos  e de fazê-lo com competência, segurança e tranquilidade”, disse o Ministro da Defesa.

Confira a galeria de imagens.
Fotos: SD Gustavo (CML)

registrado em:
Fim do conteúdo da página