Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Curriculum Vitae
Início do conteúdo da página

Curriculum Vitae

Acessos: 8967

O General de Exército José Eduardo Pereira é o atual Comandante Militar do Leste, sendo promovido ao posto atual em 31 de julho de 2020. Nascido em 09 de julho de 1961, na cidade de Santo André, São Paulo, é filho do Sr. José Aparecido Pereira e da Sra. Nanci Standerski Pereira.

Incorporou às fileiras do Exército em 28 de fevereiro de 1977, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas, São Paulo.

Foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 10 de dezembro de 1983 e foi classificado no 5º Batalhão de Infantaria, em Lorena – SP, hoje 5º Batalhão de Infantaria Leve.

Além dos cursos de formação e aperfeiçoamento, possui os cursos de Comando e Estado-Maior, Altos Estudos de Política e Estratégia, Básico Pára-quedista, Mestre de Salto, Avançado de Salto Livre, Ações de Comandos e Forças Especiais.

Em instituições civis do País, especializou-se em Processo Legislativo e Orçamentário, na Câmara dos Deputados; em Introdução às Relações Internacionais e em Introdução à Ciência Política, ambos no Instituto Legislativo Brasileiro; e em Política e Estratégia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

No Exterior, realizou o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia e Segurança Nacional, no Canadá; Curso de Comando e Estado-Maior, em Fort Leavenworth, nos Estados Unidos; Curso Avançado de Infantaria, em Fort Benning, nos Estados Unidos; e foi Observador Militar da ONU - Desmobilização da Guerrilha, Nicarágua.

Ao longo de sua carreira, exerceu as funções de Comandante de Pelotão no 5° Batalhão de Infantaria e no 26º Batalhão de Infantaria Pára-quedista; de Comandante de Subunidade no 1° Batalhão de Forças Especiais e no 7° Batalhão de Infantaria Blindado; de Instrutor do Curso de Ações de Comandos e de Forças Especiais, no Centro de Instrução Pára-quedista; de Instrutor na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; de Oficial de Operações no Comando da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada; Oficial no Gabinete do Comandante do Exército, na Assessoria 3 (Assuntos Institucionais) e na Assessoria 4 (Parlamentar); de Comandante do Batalhão da Guarda Presidencial; Oficial no Estado-Maior do Exército, nas 5ª e 7ª Subchefias; e Oficial na Assessoria de Planejamento e Gestão e Assistente do Vice-Chefe do Departamento Geral do Pessoal.

Como Oficial-General comandou a 11ª Brigada de Infantaria Leve, foi Chefe do Preparo da Força Terrestre, Vice-Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa e Comandante da 2ª Divisão de Exército.

Entre as condecorações com que foi agraciado, destacam-se a Medalha da Ordem do Mérito da Defesa Grande Oficial, Medalha da Ordem do Mérito Militar - Grau Grão Cruz, Medalha Marechal Osório - O legendário, Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina, Medalha do Pacificador e Medalha das Nações Unidas/ONUCA.

Fim do conteúdo da página