Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Curriculum Vitae do Comandante
Início do conteúdo da página

Curriculum Vitae do Comandante

Acessos: 18415
imagem sem descrição.

O General de Exército ANDRÉ LUIS NOVAES MIRANDA, Comandante Militar do Leste, nasceu em 6 de fevereiro de 1963 na cidade de Mirandópolis-SP. Foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2021.

Ingressou no Exército Brasileiro em 28 de fevereiro de 1977, como aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Em continuidade, foi admitido no Corpo de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1980. Em 10 de dezembro de 1983, foi declarado Aspirante à Oficial da Arma de Infantaria e classificado no 4º Batalhão de Infantaria Blindado em Osasco-SP.

Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). No exterior, concluiu o Curso Avançado de Infantaria no Chile, o Curso de Comando e Estado-Maior no Uruguai, o Curso Avançado de Segurança e Defesa Hemisférica nos Estados Unidos da América e foi observador militar da ONU na ex-Iugoslávia. Possui também o Curso Básico Pára-quedista, o Curso de Mestre de Salto e o Curso de Operações na Selva Categoria “B”. Ao longo de sua carreira, foi instrutor da AMAN, EsAO e ECEME.

Comandou o 57º BI Mtz (Es) - Regimento da Escola de Infantaria e as tropas do Exército do Batalhão Haiti - 3º Contingente (2º semestre de 2005). Foi o primeiro comandante do Centro de Instrução de Operações de Paz, atual Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, de 2006 a 2008.

Como General-de-Brigada, comandou a 17ª Brigada de Infantaria de Selva e a Academia Militar das Agulhas Negras

Como General-de-Divisão, foi Diretor de Educação Superior Militar, comandou a 2ª Divisão de Exército e também exerceu o cargo de Subcomandante de Operações Terrestres.

Promovido ao posto de General-de-Exército, foi nomeado Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, cargo que desempenhou até o dia 12 de maio de 2022.

Ao longo de sua carreira profissional recebeu diversas condecorações, entre as quais se destacam: Ordem do Mérito Militar, Medalha Corpo de Tropa, Medalha Marechal Hermes de Prata Dourada com duas coroas, dentre outras.

O General Novaes é casado e possui duas filhas.

Fim do conteúdo da página