Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Jornalista Alexandre Garcia ministra palestra na EsAO
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

Jornalista Alexandre Garcia ministra palestra na EsAO

Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2017, 15h37 | Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2017, 14h28

Rio de Janeiro (RJ) – Alexandre Garcia interagiu com a platéia, formada por 82 alunas do curso de Extensão Cultural da Mulher e 480 capitães alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO). O ciclo faz parte do calendário anual do curso e tem como objetivo trazer personalidades brasileiras para ministrar palestras sobre temas de interesse da família militar e da Força Terrestre. 

imagem sem descrição.

O apresentador, jornalista e colunista político Alexandre Garcia participou, no dia 29 de setembro, do ciclo de atividades do Curso de Extensão Cultural da Mulher, promovido pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), na Vila Militar - Deodoro (RJ). Com o tema Brasil no cenário mundial, o convidado promoveu um mergulho na história do país, confidenciando momentos políticos e econômicos decisivos para o rumo da nação, vividos durante a sua carreira na imprensa e no Governo, como Subsecretário de Imprensa da Presidência da República, no Governo do General João Batista Figueiredo.

Responsável por informar em primeira mão aos brasileiros que a sucessão do então Presidente Figueiredo se daria por eleição civil e que a inflação nacional teria um novo inimigo, o Plano Real, o jornalista Alexandre Garcia contou aos alunos da EsAO o que sentiu ao vivenciar fatos como a transferência da capital do Brasil do Rio de Janeiro para Brasília; o impeachment do Presidente Fernando Collor de Melo, considerado por ele um ato civil totalmente dentro da lei e da ordem; e o índice elevado de 84% de inflação ao mês no país.

Apesar das inúmeras crises pela qual o país passou e ainda vem passando, Alexandre Garcia se mantém otimista no auge dos seus 76 anos de idade. Ele elogiou a educação militar no país e também enfatizou a importância das crenças e valores propagados pelo Exército Brasileiro. Ressaltou que ainda acredita no título do livro do Judeu-austríaco Stefan Zweig – Brasil, País do Futuro, mas sabe que para que a transformação ocorra, é preciso ter vontade de mudar, acreditar e principalmente, manter vivo o entusiasmo do brasileiro.

No fim da palestra, os presentes puderam fazer perguntas ao convidado sobre diversos assuntos tais como política, economia brasileira e global, guerras, educação e saúde no Brasil, o poder da imprensa, entre outros.

No próximo dia 6 de outubro, será a vez do jogador e treinador de vôlei Giovane Gávio palestrar na EsAO. Desde 2006, a Escola oferece as esposas de militares o Curso de Extensão. Ele é certificado pela Faculdade São José (RJ) e contempla, além de palestras, atividades culturais e práticas.

Confira a galeria de imagens.

Fotos: SD Frade (CML)

Vídeo do Jornalista na EsAO.

registrado em:
Fim do conteúdo da página