Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > II Simpósio de Boas Práticas na Área de Saúde / Rio 2017
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

II Simpósio de Boas Práticas na Área de Saúde / Rio 2017

Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2017, 14h00 | Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2017, 16h35

Rio de Janeiro (RJ) - No dia 20 de novembro, foi aberto oficialmente no Hospital Central do Exército (HCE), em Triagem, zona norte do Rio de Janeiro, o II Simpósio de Boas Práticas na Área de Saúde. O evento, uma iniciativa do Departamento-Geral do Pessoal (DGP), tem por finalidade debater os diversos assuntos relacionados às evoluções e aos desafios na área da saúde, além de realizar a troca de experiências positivas nas diversas Organizações Militares de Saúde (OMS) do Exército Brasileiro.

imagem sem descrição.

Para iniciar as atividades do primeiro dia de Simpósio, o General Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, Chefe do DGP, convidou o Comandante Militar do Leste, General de Exército Walter Souza Braga Netto e o Comandante da 1ª Região Militar, General de Divisão Laerte de Souza Santos, para a assinatura solene dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP) de Enfermagem, destacando assim o lançamento das diretrizes de implantação do Núcleo de Segurança do Paciente.

Além da presença dos Generais Pafiadache, Braga Netto e Laerte, a cerimônia de abertura contou com a participação dos Comandantes das Regiões Militares e Diretores de OMS de várias guarnições do Brasil. Durante as palestras, foram apresentados vários temas, entre eles: Auditoria Militar, ministrado pela enfermeira Denise Barros Campos Lemos; Gestão Hospitalar, apresentado pela enfermeira Renata Gonçalves Kasakewitch; Odontoclínica Central do Exército (OCEx), realizado pelo Diretor da OCEx, Coronel Sebastião Helberto Ferreira Espíndola; Núcleo de Segurança do Paciente, pelo Doutor João Lucena Gonçalves; e Judicialização da Segurança do Paciente, pelo advogado Aurenil Rangel Lima.

Para concluir o primeiro dia de atividades, o General Laerte realizou uma palestra sobre as OMS da 1ª RM; e o General de Brigada Alexandre Falcão Corrêa, Diretor do HCE, apresentou todas as realizações, possibilidades e desafios do HCE.

No dia 21 de novembro, as autoridades militares que participam do Simpósio visitaram o Projeto Telessaúde, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ). Uma parceria entre a UFF e o HCE, o Projeto tem por finalidade a interiorização das Ciências da Saúde pela utilização da tecnologia de imagens holográficas em tempo real, com baixo custo. Trata-se de um atendimento médico a distância que tem como objetivo beneficiar a família militar que vive em locais remotos, em que a presença de especialistas é mais difícil.

Após uma exposição sobre o projeto, realizada pelo professor do Núcleo de Estudos de Tecnologias avançadas da Escola de Engenharia da UFF, René Pestre, os militares assistiram, em tempo real, a uma demonstração da transmissão de um atendimento com o novo sistema. Imagens dos Consultórios de Saúde Virtual instalados no HCE, no Hospital Militar de Área de Manaus (HMAN) e na 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé, no Amazonas, foram apresentadas aos comandantes de Região e diretores de OMS do Exército Brasileiro.

O II Simpósio de Boas Práticas na Área de Saúde / Rio 2017 acontece até o dia 23 de novembro.

Confira a galeria de imagens.

Fotos: Ten Hosana (1RM) e SD Frade (CML).

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página