Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Defesa comemora Dia da Vitória no Rio de Janeiro
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

Defesa comemora Dia da Vitória no Rio de Janeiro

Publicado: Terça, 08 de Mai de 2018, 15h23 | Última atualização em Terça, 08 de Mai de 2018, 15h24

Cerimônia no Monumento Nacional aos Mortos na Segunda Guerra Mundial comemora a participação da Força Expedicionária Brasileira no conflito.

Foto: Cb Francilaine (CML)
imagem sem descrição.

Rio de Janeiro (RJ) – Na manhã de 8 de maio de 2018, o Ministério da Defesa comemorou o Dia da Vitória em solenidade cívico-militar com participação de tropas das três Forças Armadas. A cerimônia aconteceu no Monumento Nacional aos Mortos na Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), no Aterro do Flamengo e foi presidida pelo Ministro de Estado da Defesa, General de Exército Joaquim da Silva e Luna.

 

O Comando Militar do Leste (CML) participou da solenidade com a tropa do 1º Batalhão de Guardas (1º BG), bateria de salva do 31º Grupo de Artilharia de Campanha (31º GAC), comissão de recepção composta por oficiais do Comando do CML e da 1ª Região Militar (1ª RM), equipe de saúde da 1ª RM e um grupamento de estandartes históricos das OM que participaram da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

 

Na cerimônia foi Medalha da Vitória, condecoração do Ministério da Defesa a militares e civis que tenham contribuído para a divulgação dos feitos da FEB, ou participado de missões de paz ou conflitos internacionais na defesa dos interesses do país.

 

8 de maio de 1945

 

O Dia da Vitória chegara mais cedo para as tropas da Força Expedicionária Brasileira (FEB). No dia 2 de Maio de 1945 às 14 horas, as forças alemãs que combatiam na Itália se renderam ao IV Corpo de Exército, do qual fazia parte a FEB, como consequência de negociações secretas, onde o General alemão Schlemmer assinou o termo de rendição no Quartel General do IV Corpo. Declarava-se, então, o Dia da Vitória na Itália.

 

Em 8 de maio, a rendição geral alemã foi assinada em Berlim, pelo marechal Wilhelm Keitel. Sem quaisquer condições por parte da Alemanha, a rendição pôs um fim no conflito responsável pela morte de milhões de pessoas.

 

O Dia da Vitória é uma homenagem para as Forças Armadas de vários países, não somente do Brasil, que comemoram seus feitos e reverenciam soldados valorosos, que brindaram com a humanidade a liberdade hoje desfrutada.

 

Confira aqui a galeria de imagens.

registrado em:
Fim do conteúdo da página