Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Base de Administração e Apoio da 1ª RM comemora os 150 anos do Asilo dos Inválidos da Pátria
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

Base de Administração e Apoio da 1ª RM comemora os 150 anos do Asilo dos Inválidos da Pátria

Publicado: Sexta, 03 de Agosto de 2018, 09h59 | Última atualização em Sexta, 03 de Agosto de 2018, 10h27

Uma Gincana de Pintura e Desenho foi realizada na Ilha do Bom Jesus, no dia 28 de julho, para celebrar a data.

imagem sem descrição.

Rio de Janeiro (RJ) - A Base de Administração e Apoio da 1ª Região Militar (B Adm Ap/1 RM) promoveu no dia 28 de julho de 2018 uma Gincana de Pintura e Desenho, alusiva à comemoração dos 150 anos do Asilo dos Inválidos da Pátria, na Ilha do Bom Jesus, no Rio de Janeiro. A Gincana contou com a participação de 34 pintores e teve o apoio da Associação de Poupança e Empréstimo (POUPEX), L’Oréal Brasil e da Sociedade Brasileira de Belas Artes.

Durante o evento, o Padre Coronel Lindenberg Freitas Muniz, pároco da Igreja Bom Jesus da Coluna, celebrou uma missa em comemoração a data. Também marcaram presença na cerimônia o Comandante da Base de Administração da 1º RM, Tenente Coronel Eduardo Silva Mayer, e o Subcomandante da Base, Tenente Coronel Marco Aurélio dos Santos Albuquerque.

O asilo dos Inválidos da Pátria foi inaugurado em 1868, na Ilha do Bom Jesus, no Rio de Janeiro. Este estabelecimento foi construído com o apoio da Associação Comercial e sob a administração do Ministério da Guerra. Os prédios eram insuficientes para atender ao grande número de Inválidos que vinham de diversas províncias, em busca de assistência para si e suas famílias. Então, a Associação Comercial do Rio de Janeiro criou a Sociedade Asilo dos Inválidos da Pátria em 1865. Seu presidente, no período, o Visconde de Tocantins (José Joaquim de Lima e Silva Sobrinho, irmão de Duque de Caxias), militar e senador do Império, arrecadou, por meio da subscrição nacional, os fundos necessários para a manutenção do asilo que recebeu, no término da Guerra do Paraguai (1864-1870), cerca de 1043 Inválidos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página