Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CCOPAB realiza treinamento da Tropa de Polícia do Exército para Missões de Paz
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

CCOPAB realiza treinamento da Tropa de Polícia do Exército para Missões de Paz

Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2018, 14h21 | Última atualização em Quinta, 15 de Novembro de 2018, 09h35

Em um exercício avançado de operações de paz (EAOP), militares da companhia de Policia do Exército de Força de Paz capacitaram-se para uma possível convocação.

imagem sem descrição.

Rio de Janeiro (RJ) - Nos dias 15, 16, 17 e 18 de outubro, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), sob coordenação do Comando de Operações Terrestres (COTER), realizou o Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP), preparando a Companhia de Polícia do Exército de Força de Paz para o Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS - United Nations Peacekeeping Capabilities Readiness System) a ser empregado no exterior sob a égide das Nações Unidas . O Cel Menezes Melo, da Divisão de Missões de Paz do COTER destacou que: “ a ONU solicitou a possibilidade de uma possível hipótese de emprego do Brasil em relação a Missões de Paz e o Brasil ofereceu um Batalhão de Infantaria de Força de Paz, uma Companhia de Polícia do Exército de Força de Paz, uma Companhia de Engenharia de Força de Paz e um Hospital de Campanha e atualmente estamos no preparo desta Cia PE F Paz”.

A finalidade do exercício é proporcionar a Companhia, ações práticas do CPTM (Core Pre-deployment Training Materials), material básico a todos que participam de missões de paz das Nações Unidas. O CPTM engloba assuntos como estrutura legal das Nações Unidas; direitos humanos; proteção à criança; mulher, paz e segurança; exploração e abuso sexual; meio ambiente; logística; e regras de engajamento.

Além das atividades previamente planejadas, são criadas situações fictícias, essenciais ao exercício, podendo se destacar: bloqueios de vias, escolta de comboios, visita de representante do DPKO, inspeção ambiental, patrulhas, entre outros.

Essas situações são imprescindíveis para treinar as diversas células e sistemas operacionais de uma Companhia de Polícia do Exército de Força de Paz, simulando o Ambiente Operacional mais próximo da realidade na qual a tropa será inserida. Portanto, o EAOP é a última etapa do preparo desses militares antes de seguirem para a missão. “O foco do Exercício Avançado de Operações de Paz, são aqueles incidentes relativos às Nações Unidas, o que chamamos de Concepção Azul do treinamento”, disse o Cel Machado, Comandante do CCOPAB.

Na manhã de quinta feira (18/10), foi realizada uma formatura de encerramento na Base da Cia PE F Paz e a Análise Pós Ação (APA) do EAOP, no CCOPAB, tendo como principal atividade a Certificação do efetivo envolvido, com relação aos padrões de treinamento das Nações Unidas, caracterizando assim, o encerramento da última etapa de preparação.

O CCOPAB mobilizou 93 (noventa e três) militares sendo 29 (vinte e nove) da Direção do Exercício (DIREX), 7 (sete) Observadores, Controladores e Avaliadores (OCAs), 37 (trinta e sete) da Figuração, 16 (dezesseis) na Segurança e 4 (quatro) da Equipe de Saúde.

UNPCRS

Os Estados-Membros da Organização das Nações Unidas (ONU) colocam à disposição tropas e pessoal especializado a serem empregados na busca da paz, sob a égide das Nações Unidas, em local e momento oportuno. O UNPCRS (Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas - United Nations Peacekeeping Capabilities Readiness System) tem o objetivo de estabelecer um processo dinâmico entre a ONU e os Estados-Membros, de modo a assegurar prontidão adequada das tropas de força de paz disponibilizadas.

 

Assista a reportagem completa no YouTube

 

Fonte - CCOPAB

Fotos: Sd Nóbrega / CML

registrado em:
Fim do conteúdo da página