Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mulheres do CML concluem Estágio de Capacitação em Segurança e Proteção de Autoridades
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

Mulheres do CML concluem Estágio de Capacitação em Segurança e Proteção de Autoridades

Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 16h19 | Última atualização em Segunda, 06 de Março de 2023, 20h36

O Estágio, oferecido apenas para o segmento feminino, constou de treinamentos, instruções teóricas e diversas simulações realísticas

Rio de Janeiro (RJ) – O Comando Militar do Leste capacitou, entre os dias 22 de outubro e 5 de novembro de 2018, por meio do Estágio de Capacitação em Segurança e Proteção de Autoridades, 39 militares do sexo feminino. A tarefa coube ao Primeiro Batalhão de Guardas (1º BG).

Durante duas semanas, as estagiárias foram submetidas a atividades que incluíam: identificação e realização das principais técnicas de defesa contra agressões a mão armada; organização de escoltas motorizadas e a pé; técnicas de varredura; instalação de bloqueios de estradas e de pontos de controle; medidas de segurança para emboscadas; classificação das armas de fogo e munições; tiro sob estresse (Stress Fire); tiro embarcado; e tiro tático. As militares também aprenderam como conceituar e diferenciar Direito Penal e Direito Penal Militar, como identificar as causas e os objetivos dos atentados, tiveram noções de terrorismo, antiterrorismo e contraterrorismo, e ainda sobre o histórico de atentados de grande repercussão no Brasil e no mundo.

“Este treinamento tem uma grande importância em função de seu objetivo maior, que é capacitar as militares do segmento feminino, muitas delas recém-incorporadas, a desenvolver atividades de segurança e proteção de autoridades, em função da grande demanda que nós temos recebido em apoio ao Comando Militar do Leste”, declarou o Comandante do 1º BG, Coronel Pedro Henrique Côrrea Netto.

Além de treinamentos e instruções teóricas, as estagiárias realizaram diversas simulações que se aproximavam da realidade. O Instrutor de Segurança de Autoridades do 1º BG, Tenente Alejandro Louro Ferreira, destacou uma das atividades do Estágio: “O Stress Fire é uma instrução que tem por finalidade causar stress físico e stress psicológico e, após o término da pista, realizar uma série de disparos. Esses tiros são táticos, em movimento e em diversos alvos em várias posições: em pé, de joelhos e em deslocamento. Aproxima-nos do que podemos encontrar nas ruas”.

As instruções ministradas ao longo de duas semanas foram finalizadas com uma formatura no 1º BG. A cerimônia celebrou o esforço e o conhecimento adquirido, que será colocado em prática, pelas militares, em futuras missões do Comando Militar do Leste.

Reportagem completa no YouTube

Texto: Asp Anderson Valim

registrado em:
Fim do conteúdo da página