Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira acontece no Palácio Duque de Caxias
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

Cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira acontece no Palácio Duque de Caxias

Publicado: Terça, 20 de Novembro de 2018, 01h15 | Última atualização em Terça, 27 de Novembro de 2018, 14h49

Na solenidade, que reverenciou o Pavilhão Nacional, foram entregues novas Bandeiras para entidades civis presentes

Rio de Janeiro (RJ) - A Bandeira do Brasil, um dos símbolos nacionais - ao lado do Hino, das Armas e do Selo -, é reverenciada anualmente no dia 19 de novembro, data instituída em 1889, logo após a Proclamação da República. Além de ser uma cerimônia que faz parte da rotina anual das organizações militares, a solenidade também carrega valores históricos tangíveis, pois a evolução do Pavilhão Nacional coincide com importantes momentos da vida brasileira. O fim da Monarquia e a instauração da República, por exemplo, são alguns desses episódios relevantes.

Na solenidade de hoje, a tropa, formada por representações do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), do Comando Militar do Leste, do Comando da 1ª Região Militar, da Diretoria de Educação Técnica Militar, da Diretoria de Educação Superior Militar, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial, da Diretoria de Fabricação, do 2º Centro de Telemática de Área, da Comissão Regional de Obras da 1ª RM, do 5º Grupamento de Engenharia, da 1ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército, da Base de Administração e Apoio da 1ª RM, do Arquivo Histórico do Exército e da Companhia de Comando do Comando Militar do Leste, foi recepcionada pelo Chefe do DECEx, General de Exército Mauro Cesar Lourena Cid.

O Pavilhão Nacional adentrou o Salão Nobre do Palácio Duque de Caxias conduzido pelo Porta-Bandeira do 1º Batalhão de Guardas e foi marcialmente recepcionado pelos militares presentes. No entorno da bandeira estavam posicionados uma companhia do 1º Batalhão de Guardas – Batalhão do Imperador, constituindo a Guarda de Honra, e os lanceiros do 2º Regimento de Cavalaria de Guardas – Regimento Andrade Neves, responsáveis por conduzir as bandeiras históricas do Brasil.

No decorrer da solenidade foi feita a leitura da Ordem do Dia alusiva à data e também realizada a entrega de novas Bandeiras para representantes das entidades civis presentes, incluindo escolas públicas. Antes da retirada da Bandeira Nacional foi executado, pela Banda de Música do 1º Batalhão de Guardas, o Hino à Bandeira. Os presentes, que também ocupavam todo o mezanino do Salão Nobre, acompanharam, de pé, a execução do Hino. Os representantes da Escola Municipal Barão de Itacurussá, do Colégio Pinheiro Guimarães, do Colégio Estadual Júlia Kubitschek, do 800 Grupo de Escoteiros Floresta da Tijuca e do 760 Grupo de Escoteiros Nossa Senhora Medianeira receberam as novas Bandeiras e os cumprimentos do General de Exército Walter Souza Braga Netto.

Ao lado do Chefe do DECEx, General Mauro Cesar Lourena Cid, e do Interventor Federal e Comandante Militar do Leste, General Walter Souza Braga Netto, acompanharam a cerimônia os Generais de Exército Luiz Gonzaga Schroeder Lessa e Rui Alves Catão, antigos Comandantes Militares do Leste, entre outras autoridades. Também estiveram presentes alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro e diversos convidados civis e militares.

Fotos: Sd R. Menezes e Sd Nóbrega / Texto: Asp Anderson Valim

registrado em:
Fim do conteúdo da página