Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Venezuelanos chegam ao Rio
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

Venezuelanos chegam ao Rio

Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2019, 19h15 | Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2019, 13h58

Novo grupo de imigrantes desembarca na capital fluminense em mais uma etapa de interiorização

Rio de Janeiro (RJ) - A cidade do Rio de Janeiro recebeu, no dia 26 de agosto, mais um grupo de venezuelanos que aderiram voluntariamente à estratégia de interiorização. Cerca de 24 pessoas, entre adultos e crianças, chegaram a bordo da aeronave C-99 da Força Aérea Brasileira.

Os imigrantes foram levados para o abrigo Aldeias Infantis SOS Brasil, no Itanhangá, na zona oeste. O coordenador do projeto de interiorização do abrigo, Marcos Peres, disse que o foco dos próximos meses será a qualificação profissional dos adultos.

Esse é o segundo grupo de venezuelanos que chega ao Rio de Janeiro em menos de 10 dias. No dia 20 de agosto, cerca de 33 venezuelanos, desembarcaram na capital fluminense em busca de uma nova vida.

Todos os imigrantes são recepcionados pela equipe de interiorização do Comando Militar do Leste, coordenada pelo Major Rodrigo Pedroso.

Sobre a estratégia de interiorização

Todos os dias centenas de venezuelanos chegam ao Brasil,  principalmente, pela fronteira que está compreendida entre Santa Elena de Uairén (Venezuela) e Pacaraima (RR). Desde 2018, em um esforço conjunto das Forças Armadas e de diversos órgãos, como os Ministérios da Cidadania, da Defesa e da Saúde; a Casa Civil da Presidência da República; os Estados da Federação; prefeituras e organizações não governamentais, um grande número de venezuelanos são recebidos em abrigos que estão localizados em vários estados do Brasil. Essa interiorização diminui o impacto da chegada de solicitantes de refúgio de venezuelanos em Roraima e da concentração de imigrantes nos abrigos da fronteira.

Texto: Ten Anderson Valim / Fotos: Cb Francilaine

registrado em:
Fim do conteúdo da página