Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

Dia da Pátria

Publicado: Sábado, 07 de Setembro de 2019, 18h04 | Última atualização em Sábado, 07 de Setembro de 2019, 19h25
Emoção e patriotismo marcam o desfile cívico-militar que comemora o Dia da Independência
Rio de Janeiro (RJ) – A comemoração dos 197 anos da Independência do Brasil foi marcada pelo tradicional desfile cívico-militar realizado na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro, no dia 7 de setembro de 2019. O Exército Brasileiro participou do evento com tropas de diversas Organizações Militares, carros de combate, blindados, viaturas, motocicletas e tropas a cavalo. Pela primeira vez, a Escola de Sargentos de Logística (EsSLog) desfilou com seu uniforme histórico.

A emoção e o patriotismo tomaram conta de crianças, jovens e adultos que assistiram ao evento. Cada grupamento que passava era aplaudido pela população presente.

Mais de cinco mil militares e civis desfilaram, representando as Forças Armadas, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, a Polícia Rodoviária Federal, a Guarda Municipal, os Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), as Escolas Militares, as Escolas Municipais, Grupamentos de Associações e Entidades Civis, como a União dos Escoteiros do Brasil, o Lions Clube, a Maçonaria, a Cruz Vermelha e a Legião da Boa Vontade.

Na abertura do evento foram realizadas as honras militares ao Governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. Na sequência, o Terceiro-Sargento Felipe Wu, atleta de tiro esportivo das Forças Armadas, conduziu o Fogo Simbólico da Pátria acompanhado por um Grupamento de Atletas Militares de Alto Rendimento e escoltado por motociclistas do Primeiro Batalhão de Polícia do Exército (1º BPE). A pira foi acesa pelo diretor da Liga da Defesa Nacional - Seção Rio de Janeiro, Pedro Ernesto Mariano de Azevedo, em frente ao Pantheon de Caxias, local no qual repousam os restos mortais de Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro, e os de sua esposa.

Presidiram, também, a solenidade o Diretor Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Luiz Henrique Caroli; o Diretor Geral do Departamento de Controle de Espaço Aéreo, Tenente Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; o Comandante Militar do Leste, General de Exército Júlio Cesar de Arruda, além de outras autoridades.
 
Texto: 1º Tenente Hosana/ Fotos: Cb Francilaine, Sd Nóbrega e Sd R. Menezes
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página