Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia da Bandeira
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

Dia da Bandeira

Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 15h24 | Última atualização em Quarta, 27 de Novembro de 2019, 12h14

Solenidade alusiva ao Dia da Bandeira é realizada no Palácio Duque de Caxias em 19 de novembro de 2019

Rio de Janeiro (RJ) - No dia 19 de novembro, foi realizada no pátio do Palácio Duque de Caxias (PDC), a solenidade alusiva ao Dia da Bandeira.  

O Comandante Militar do Leste, General de Exército Júlio Cesar de Arruda, leu a Ordem do Dia, que enfatizou a defesa da Pátria e garantia dos poderes constitucionais. “...O Exército Brasileiro, ao longo de sua história, mantém o sagrado Pavilhão sempre vitorioso, seja com o Braço Forte, defendendo nossa honra nacional, independência e soberania nos conflitos armados e nas operações de Garantia da Lei e da Ordem, seja com a Mão Amiga, fraterna e incansável a prestar irrestrito apoio humanitário às comunidades que clamam por auxílio, tanto em solo pátrio, quanto no exterior...”

Na oportunidade, o subtenente Alves,  praça mais antigo do PDC, entregou a Bandeira inservível para incineração. Após este momento, o oficial superior mais antigo presente, Chefe de Gabinete do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), Coronel Júlio Cesar, hasteou a nova Bandeira à formatura. A tropa desfilou em continência à Bandeira sob o comando do Subchefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste,  Coronel Barroso.

Estudantes do Colégio Estadual Júlia Kubitschek, 76° Grupo Escoteiro Nossa Senhora Medianeira,  80° Grupo de Escoteiro – Floresta da Tijuca, 87° Grupo de Escoteiro do Ar Brownsea e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-RJ) abrilhantaram o evento. Para o Diretor Presidente do 87° Grupo Escoteiro do Ar Brownsea, José Carlos Ferreira Cardoso: "Comemorar o Dia da Bandeira é muito importante e deveria ser feito por todos. As crianças precisam crescer com um senso cívico", disse ele.

Já para a professora do Colégio Estadual Júlia Kubitschek, Ilza da Silva Oliveira, que participa do evento há 18 anos, a solenidade contribui para a formação pessoal e profissional dos alunos.
"É muito importante despertar nos alunos o amor e o respeito pela Bandeira e pelo nosso País. Além disso, eles ficam encantados. Muitos saem daqui querendo seguir a carreira militar", contou.

A pedagoga da APAE, Vera Araújo,  afirmou em entrevista à 7ª Seção: "O evento foi excelente. É a primeira vez que os alunos vêm. Foi algo novo na vida deles. E foi muito bom para que eles possam ter noção das nossas datas comemorativas". 

 

1° Tenente Hosana/ 2°Tenente Ferrentini. Fotos: CB Francilaine

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página