Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 1ª interiorização de 2020
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

1ª interiorização de 2020

Publicado: Terça, 07 de Janeiro de 2020, 11h14 | Última atualização em Quarta, 08 de Janeiro de 2020, 11h56

Cerca de 48 venezuelanos deixaram os abrigos da Operação Acolhida e desembarcaram no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (RJ) – Nos dias 05 e 06 de janeiro cerca de 48 venezuelanos, que aderiram voluntariamente à estratégia de interiorização, deixaram os abrigos da Operação Acolhida, em Roraima, e desembarcaram na Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador. Os imigrantes, que deixam sua terra natal por conta da grave crise, foram recepcionados por militares da Companhia de Comando da 1ª Região Militar (Cia Cmdo 1ª RM) que completaram o processo da 1ª interiorização do ano de 2020.

O grupo de venezuelanos era composto por homens, mulheres e crianças. A Cia Cmdo 1ª RM realizou a segurança e o transporte dos 27 imigrantes que ficaram no Rio de Janeiro, sendo conduzidos para o abrigo Centro Social Missionário. Também foi providenciado o transporte de 21 imigrantes que foram interiorizados na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

 

Sobre a estratégia de interiorização

Todos os dias centenas de venezuelanos chegam ao Brasil,  principalmente, pela fronteira que está compreendida entre Santa Elena de Uairén (Venezuela) e Pacaraima (RR). Desde 2018, em um esforço conjunto das Forças Armadas e de diversos órgãos, como os Ministérios da Cidadania, da Defesa e da Saúde; a Casa Civil da Presidência da República; os Estados da Federação; prefeituras e organizações não governamentais, um grande número de venezuelanos são recebidos em abrigos que estão localizados em vários estados do Brasil. Essa interiorização diminui o impacto da chegada de solicitantes de refúgio de venezuelanos em Roraima e da concentração de imigrantes nos abrigos da fronteira. Desde o dia 20 de novembro, cerca de 600 militares da área do Comando Militar do Leste formam o VII Contingente da Força-Tarefa Logística Humanitária da Operação Acolhida.

Fonte: Cia Cmdo 1ª RM

registrado em:
Fim do conteúdo da página