Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > ALERJ presta homenagem ao Exército Brasileiro
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

ALERJ presta homenagem ao Exército Brasileiro

Publicado: Quinta, 28 de Abril de 2022, 13h49 | Última atualização em Terça, 03 de Mai de 2022, 09h19

Rio de Janeiro (RJ) - No dia 25 de abril de 2022, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) homenageou o Exército Brasileiro pelos seus 374 anos de glórias, celebrados no dia 19 de abril, data que remete a Batalha dos Guararapes. Representando o Exército Brasileiro, foram condecorados com a Medalha Tiradentes, mais alta condecoração da ALERJ, o Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira, o Chefe do Estado-Maior do CML, General de Brigada Sérgio Borges Medeiros da Silva, e o então Comandante do 5º Grupamento de Engenharia, nos anos de 2019/2020, Coronel José Fernandes Filgueiras Filho.

A cerimônia, realizada no plenário da Assembleia, deu continuidade às celebrações do Dia do Exército Brasileiro e evidenciou alguns dos feitos do "Braço Forte" e da "Mão Amiga", nos estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo, de responsabilidade do Comando Militar do Leste. Na ocasião, o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Deputado Estadual André Ceciliano, destacou exemplos de patriotismo, dever, lealdade, probidade e coragem, encontrados desde o início da história da instituição até as participações em missões contemporâneas, como nas Operações COVID-19 e Petrópolis.

Durante a solenidade, a Banda do 1º Batalhão de Guardas (1º BG) entoou o Hino Nacional, momento que marcou a cerimônia com forte emoção. A Ordem do Dia, emitida em comemoração à Instituição de Caxias, foi lida em tom vibrante pela 1º Tenente Neuza Maria Pacheco Fabiano, no púlpito do órgão do Poder Legislativo.

Dentre as autoridades presentes, estavam o Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Eduardo Machado Vazquez, o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, Major Brigadeiro do Ar José Madureira Junior, o Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro, bem como os deputados Samuel Malafaia (PL), Otoni de Paula (MDB/RJ) e Alana Passos (União).

Texto: 2º Tenente Ferrentini / Cb Francilaine

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página