Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 4ª Bda Inf L Mth realiza Operação DIEDRO 2022
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

4ª Bda Inf L Mth realiza Operação DIEDRO 2022

Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 16h18 | Última atualização em Quarta, 06 de Julho de 2022, 14h06

Minas Gerais (MG) - Entre os dias 25 de junho e 1º de julho de 2022, a 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha realizou um exercício no terreno denominado Operação DIEDRO 2022 (Op DIEDRO 2022).

O exercício foi conduzido e executado nas regiões dos municípios de DESCOBERTO e GUARANI, ambos em Minas Gerais, e simulou um cenário de Defesa Externa (situação de guerra), com operações ofensivas e defensivas em ambiente operacional de montanha.

A Brigada de Montanha empregou uma Força-Tarefa, sob o comando do 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (12º BIL Mth), que foi reforçada por uma Seção de Artilharia Antiaérea, do 4º Grupo de Artilharia Antiaérea, de Sete Lagoas e de um Pelotão de Engenharia, do 4º Batalhão de Engenharia de Combate, de Itajubá. A Brigada recebeu, ainda, o apoio de duas aeronaves (1 HM-1 Pantera e 1 HM-3 Cougar) do 2º Batalhão de Aviação do Exército (2º BAvEx).

No curso da operação foram desencadeadas diversas atividades militares, tais como infiltração terrestre em ambiente de montanha, tiro simulado de artilharia, ações de reconhecimento e segurança, transposição de curso d'água, lançamento de obstáculos terrestres, operações aeromóveis, ataque coordenado, defesa antiaérea e suprimento.

Durante a Operação foi possível executar todas as funções de combate – Movimento e Manobra, Fogos, Inteligência, Proteção, Logística e Comando e Controle, além de avaliar atributos da área afetiva submetendo as tropas às intempéries do clima, do terreno montanhoso com esforços físicos rigorosos, exigindo dos envolvidos o exercício da liderança em todos os níveis, coesão, espírito de corpo e elevada capacidade de durar na ação.

A FT 12 cumpriu sua missão como tropa especializada para operar em ambiente de montanha demonstrando, mais uma vez, o alto valor de seus combatentes, herdeiros das tradições da Força Expedicionária Brasileira e dos integrantes de todos os tempos da única Brigada de Montanha do Exército Brasileiro.

Crédito: 1ª DE

  

registrado em:
Fim do conteúdo da página