Público comemora os 202 da Independência do Brasil no RJ
Rio de Janeiro (RJ) – O tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro, realizado na Avenida Presidente Vargas, contou com a apresentação das Forças Armadas, Forças de Segurança Pública, diversas instituições e estabelecimentos de ensino. Em 2024, o Dia da Independência completa 202 anos e a Força Expedicionária Brasileira, 80 anos, ambos enaltecidos na celebração.
Após as honras militares ao Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Cláudio Henrique Mello de Almeida, o Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão Eduardo Tavares Martins, solicitou autorização para realizar a revista à tropa e, em seguida, dar início ao desfile.
Ato contínuo, o Comandante Militar do Leste, General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos, acompanhou a chegada do Fogo Simbólico da Pátria, que foi conduzido por atletas militares olímpicos de alto rendimento e escoltado por motociclistas do 1º Batalhão de Polícia do Exército, Organização Militar do CML.
Em seguida, a pira da Pátria, localizada em frente ao Pantheon de Caxias, foi acesa pelo presidente da Liga da Defesa Nacional, Tenente Veterano Sérgio Pinto Monteiro, simbolizando o ardor cívico do povo brasileiro. A execução do Hino da Independência, entoado por músicos do 1º Batalhão de Guardas e cantado por um coral de alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro, foi acompanhada por uma salva de 21 tiros, realizada por militares do 31º Grupo de Artilharia de Campanha (Escola).
O Dia da Pátria tornou-se feriado nacional em 6 de abril de 1949, por meio da Lei 662, assinada pelo então Presidente do Brasil, General de Exército Eurico Gaspar Dutra, com a finalidade de celebrar a data magna do país com desfiles cívico-militares. Neste ano, aproximadamente 7 mil pessoas, somadas a mais de 250 viaturas e 4 aeronaves, abrilhantaram o tradicional desfile cívico-militar fluminense.
Texto: 1º Ten Ferrentini | Fotos: 1º Ten Ferrentini, Cb Francilaine, Sd Emanuel e Sd Albert
'
Redes Sociais