Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Coordenador Geral de Defesa de Área > Exército Brasileiro participa de Estágio de Percepção de Ameaça Terrorista
Início do conteúdo da página
EPAT

Exército Brasileiro participa de Estágio de Percepção de Ameaça Terrorista

Acessos: 997

Rio de Janeiro/ RJ - Nos dias 23 e 24 de fevereiro, foi realizada a primeira fase do Estágio de Percepção de Ameaça Terrorista (EPAT), resultado do esforço conjunto do Ministério da Defesa, da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), da Polícia Federal e da Secretaria Extraordinária para a Segurança de Grandes Eventos (SESGE), com objetivo de alertar forças de segurança e representantes da sociedade sobre possíveis ameaças relacionadas a ações terroristas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A atividade aconteceu no auditório da 1ª Divisão de Exército, na Vila Militar.

imagem sem descrição.

 

Durante essa etapa do Estágio, foram capacitados militares do Coordenador Geral de Defesa de Área (CGDA) e do Coordenador de Defesa Setorial (CDS), demais agentes de segurança pública e profissionais que exercerão atividades diretamente envolvidas com o evento esportivo. As palestras foram ministradas por militares, oficiais de inteligência e policiais federais que, no futuro, participarão do Comitê Integrado de Enfrentamento ao Terrorismo (CIET), estrutura que reunirá toda capacidade de reação do País às ameaças terroristas durante os Jogos Olímpicos.

A programação dos ciclos de palestras do EPAT aborda noções do terrorismo contemporâneo, estrutura brasileira de enfrentamento a eventuais ameaças, procedimentos de prevenção adotados internacionalmente e protocolos a serem seguidos pelos órgãos de segurança. A meta é fazer com que as pessoas envolvidas estejam mais atentas e aptas a detectar e informar situações incomuns e atitudes suspeitas, multiplicando a capacidade de reação dos órgãos de segurança.

Fim do conteúdo da página