Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Coordenador Geral de Defesa de Área > Aviação do Exército treina para a Olimpíada Rio 2016
Início do conteúdo da página
Operação Pão de Açúcar

Aviação do Exército treina para a Olimpíada Rio 2016

Acessos: 1519

Rio de Janeiro /RJ − O 1º e o 2º Batalhões de Aviação do Exército (1º e 2º BAvEx), sediados em Taubaté/SP, estão realizando, do dia 28 de março ao dia 8 de abril, no Rio de Janeiro, a Operação Pão de Açúcar, que visa preparar suas tripulações para agir em diversas ações dos Jogos Olímpicos Rio 2016 (JO Rio 2016).

imagem sem descrição.

 

Acompanhe a cobertura do treinamento pela TV CML.

Em apoio ao Coordenador Geral de Defesa de Área (CGDA) – estrutura responsável pelas atividades de defesa e segurança das Forças Armadas nas Olimpíadas Rio 2016 – os militares da aviação treinam diversas manobras de emprego geral, Comando e Controle, bem como o reconhecimento de pontos estratégicos da cidade.

Para tanto, foram deslocados da sede dos Batalhões 14 helicópteros. Do 1º BAvEx vieram quatro HA-1 Fennec (H125M), sendo um deles equipado com o Sistema Olho da Águia (SOA), e três HM-4 Jaguar (H225M), um dos mais modernos helicópteros do mundo. Do 2º BAvEx são duas aeronaves HM-3 Cougar e cinco HM-1 Pantera. Ao todo, mais de 160 militares dos 1º e 2º BAvEx participam das atividades, que contam com o apoio da Base Aérea dos Afonsos.

Aproveitando a oportunidade, tropas de operações especiais do Exército Brasileiro, como o 1º Batalhão de Forças Especiais (1º BFEsp), sediado em Goiânia/GO, e tropas do 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista (26º BIPqdt) e da Companhia de Precursores Paraquedistas (CiaPrecPqdt), sediados na Vila Militar, também participam da Operação Pão de Açúcar. Eles realizam adestramento em conjunto com as tripulações das aeronaves, permitindo o aperfeiçoamento de técnicas especiais de infiltração e exfiltração de tropa pela Aviação do Exército, como, por exemplo, as manobras de rappel, fast rope, pouso de assalto, tiro embarcado, entre outras.

Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, militares das unidades aéreas da Aviação do Exército estarão presentes em todas as sedes, contribuindo para a segurança da população, do evento e de todos os pontos sensíveis nas proximidades dos Jogos. A Aviação do Exército Brasileiro conta com profissionais com experiência em grandes eventos, como a Copa do Mundo 2014, Copa das Confederações 2013, Jornada Mundial da Juventude 2013, Rio + 20, V Jogos Mundiais Militares, entre outros.

Confira a galeria de imagens.

 

____________________

Army’s Aviation holds Sugarloaf Operation

 

Rio de Janeiro / RJ – In support of CGDA (Area Defense General Coordinator) – the Armed Forces’ responsible structure for defense and security in the Games Rio 2016 - from March, 28th to April, 8th, in Rio de Janeiro, the 1º and 2º Army Aviation Batallions (1º e 2º BAvEX), located in Taubaté/SP, carried the Sugar Loaf Operation which aims to prepare their crew to take several different actions during the Olympic Games Rio 2016.

The military aviation personnel practice several actions of general deployment, Command and Control as well as the recognition of key points in the city. Taking the opportunity, Brazilian Army Special Ops troops also took part in the Sugarloaf Operation carrying a joint training with the aircrew.

Fim do conteúdo da página