Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Coordenador Geral de Defesa de Área > Atuação de Infantaria da FAB no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro durante período olímpico foi apresentada ao Ministro da Defesa
Início do conteúdo da página

Atuação de Infantaria da FAB no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro durante período olímpico foi apresentada ao Ministro da Defesa

Acessos: 992

Há poucos dias do apronto operacional das tropas militares para o período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, chegou à cidade do Rio de Janeiro (20 de julho), para visitar as estruturas militares e ver em loco o esquema de segurança e defesa montado por Marinha, Exército e Força Aérea. O ministro foi recepcionado no RIOGaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim, pelo Comandante do III Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major Brigadeiro-do-Ar José Euclides da Silva Gonçalves, pelo Coordenador Geral de Defesa de Área (CGDA), General de Exército Fernando Azevedo e Silva, e pelo Delegado da Polícia Federal, Fábio Andrade.

imagem sem descrição.

 

O primeiro compromisso do ministro na cidade foi conhecer as novas instalações e áreas reformadas do Aeroporto Internacional, como o sistema de Raio X e as salas onde funcionará o gerenciamento do esquema de segurança. O ministro também pôde ver como será a disposição e deslocamento dos militares da Policia da Aeronáutica (PA) dentro do aeroporto e nas imediações.

A Força Aérea atuará na área com uma tropa de cerca de 500 militares nas missões de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), segurança e patrulhamento das vias de acesso ao aeroporto do Galeão, policiamento ostensivo e controle do tráfego. “Nossa tropa de Infantaria trabalhará em apoio aos órgãos de segurança pública reforçando a segurança dentro e fora do aeroporto. Esses homens foram treinados e estão prontos para garantir a máxima segurança aos usuários do aeroporto em qualquer situação”, afirmou o Major Brigadeiro Euclides.

Na Sala de Gerenciamento de Crise, o Delegado da PF, apresentou a estrutura montada pelo órgão e, como isso será posto em prática. “Caso ocorra algum problema na área do aeroporto, é aqui que nos reuniremos com os representantes de todas as agências de segurança e defesa envolvidas para a tomada de decisões”, informou Fábio Andrade.

Durante o briefing, o Comandante do III COMAR explicou como serão coordenadas as ações, passo-a-passo, entre as agências: “Agiremos em camadas de responsabilidade, acionando os agentes necessários para cada tipo de evento”, completou, o Major Brigadeiro Euclides.

O ministro conheceu ainda, o Centro de Operações RIOGaleão, onde funciona todo o sistema de gerenciamento aeroportuário e que concentrará todas as equipes envolvidas. Na Sala Apron Control, foi possível ver de perto como é controlado todo o esquema de pouso e decolagem do aeroporto, modernizado já pensando no período olímpico.

Logo após a visita ao Aeroporto Internacional, a comitiva se deslocou até a Base Aérea do Galeão, de onde o ministro decolou para compromissos com o Exército Brasileiro.

Fim do conteúdo da página