Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

CML comemora o Dia da Família Militar

Acessos: 480

Rio de Janeiro/RJ – O Comando Militar do Leste comemorou o Dia da Família Militar em uma solenidade em homenagem à Rosa da Fonseca, instituída com a Patrona da Família Militar. A formatura aconteceu no dia 19 de setembro, no Palácio Duque de Caxias, e foi presidida pelo Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército João Camilo Pires de Campos.

imagem sem descrição.


A cerimônia teve por objetivos incentivar o sentimento de “família” no seio da Força e estimular o culto aos grandes vultos nacionais, além de enaltecer a história de devoção familiar dos Fonseca como exemplo. Rosa da Fonseca foi escolhida como Patrona pela magnitude de sua personalidade, bem como pela devoção e abnegação da família à causa militar. A instituição dessa data comemorativa tornou-se oportuna por resgatar os exemplos de união familiar, de patriotismo e de devoção ao Brasil.

Rosa Maria Paulina da Fonseca nasceu em 18 de setembro de 1802, na antiga capital de Alagoas, atual município de Marechal Deodoro, e casou-se com Manuel Mendes da Fonseca no ano de 1824, dando início à formação de uma das mais importantes linhagens militares do Brasil. Dessa união nasceram dez filhos, oito homens e duas mulheres. Dos filhos homens, sete deles se devotaram ao serviço da Pátria, incorporando às fileiras do Exército.

Durante a Guerra da Tríplice Aliança, por decisão conjunta dos irmãos Fonseca, uma vez que o patriarca da família, então Tenente-Coronel, havia falecido no ano de 1859, apenas um de seus filhos militares permaneceu no seio familiar, com a finalidade de garantir a segurança da matriarca e das outras mulheres e crianças da família. Seis dos irmãos militares seguiram para as frentes das batalhas.

Ao longo do transcurso da guerra, Rosa da Fonseca perdeu três dos filhos enviados aos combates. Dos que regressaram com vida e cobertos com os louros da vitória, através de suas carreiras brilhantes, notabilizaram-se na História do Brasil: o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, Proclamador da República e primeiro Presidente do Brasil, e o General-de-Brigada médico João Severiano da Fonseca, Patrono do Serviço de Saúde do Exército. Outro importante ícone da família foi o seu neto Marechal Hermes Ernesto da Fonseca, oitavo Presidente da República.

Confira a galeria de imagens.
Fotos: Sd Frade (CML)

registrado em:
Fim do conteúdo da página