Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Enfermeira de guerra
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

Enfermeira de guerra

Publicado: Sexta, 06 de Março de 2020, 12h26 | Última atualização em Sábado, 07 de Março de 2020, 10h56

Heroína da Força Expedicionária Brasileira é homenageada por instituição de ensino do Rio

Rio de Janeiro (RJ) - A trajetória na enfermagem civil e militar e, especialmente, a atuação na Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a 2ª Guerra Mundial, proporcionaram à Capitão Enfermeira do Exército, Virgínia Maria de Niemeyer Porrocarrero, mais um reconhecimento em forma de honraria.

No dia 04 de Março de 2020, a Capitão Enfermeira foi homenageada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com o título de Doutora Honoris Causa, uma honraria concedida por universidades a pessoas que se destacam em sua área de atuação. A enfermeira é a primeira das 67 enfermeiras do Exército Brasileiro, que também participaram do conflito, a receber esse título.

Na ocasião, a filha da Capitão Enfermeira, a química Daisy de Niemeyer Portocarrero, representando a mãe, recebeu a homenagem realizada no auditório da UNIRIO, na Urca, no Rio de Janeiro. A indicação da outorga teve por base intelectual a pesquisa realizada durante o pós-doutorado da doutora Margarida Maria da Rocha Bernardes. O trabalho reconstruiu a trajetória de vida e as memórias de Virgínia Portocarrero, primeira mulher enfermeira e militar a ter um acervo na Casa de Oswaldo Cruz/ FIOCRUZ, composto por fotos, cartas, bilhetes, canções e um diário sobre o front.

Aos 102 anos, Virgínia Portocarrero é bacharel em Desenho pela Universidade do Brasil, atual UFRJ, com formação complementar de Prática de Laboratório no Hospital São Sebastião, além de possuir diversas condecorações de reconhecimento pelos seus feitos durante a 2ª Guerra Mundial.

A mulher que em momento de conflito internacional do século passado aliviou a dor e o sofrimento dos necessitados, soube lutar sem derramar sangue e cumpriu sua missão no desafio de afastar a morte e assegurar a vida.

Reportagem: Ten Hosana / Fotos: Sd Nóbrega / Acervo

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página