Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Operação Covid-19 > Posto de Vacinação contra a Covid-19 é ativado em São Cristóvão
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

Posto de Vacinação contra a Covid-19 é ativado em São Cristóvão

Publicado: Terça, 13 de Abril de 2021, 22h00 | Última atualização em Terça, 25 de Mai de 2021, 09h10
imagem sem descrição.

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 12 de abril, o Comando Conjunto Leste (Cmdo Cj L) inaugurou mais um posto de vacinação contra a Covid-19. O ponto de atendimento está localizado no Museu Militar Conde de Linhares, em São Cristóvão, e já é o segundo a realizar a atividade em apoio à Prefeitura do Rio de Janeiro. No próximo dia 16, mais um posto será ativado, em frente ao Palácio Duque de Caxias, na região da Central do Brasil, por onde circulam milhares de pessoas.

Para marcar a inauguração, estiveram presentes o representante do Cmdo Cj L, General de Brigada Carlos Augusto Ramires Teixeira , e o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, que além de visitarem a estrutura montada pelos militares do Exército Brasileiro (EB), por meio do 1º Batalhão de Guardas (1º BG), ressaltaram a importância da parceria entre as instituições.

“O Comando Conjunto Leste está completamente integrado ao Plano de Vacinação. E é uma grande satisfação poder auxiliar a cidade do Rio de Janeiro e ampliar o número de vacinações previstas para este ano”, ressaltou o General Ramires.

O primeiro posto para a realização da atividade foi inaugurado pelo EB, na Vila Militar, em Deodoro, no último dia 9. A ação integradora visa aumentar o número de pessoas vacinadas, dando ainda mais celeridade ao processo de imunização da população carioca, somando esforços às equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio).

No dia 5 de abril, a capacitação das equipes de militares junto a clínicas e centros de saúde do município e a montagem das estruturas dos novos postos foram iniciadas, de acordo com os protocolos sanitários previstos. Cerca de 200 militares do Cmdo Cj L – estrutura criada pelo Ministério da Defesa no início da pandemia e integrada por militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) que atuam nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo – estão sendo empregados nos novos postos espalhados inicialmente pela capital fluminense, intensificando ainda mais suas ações de combate ao coronavírus.

A ação entre o Cmdo Cj L e a Prefeitura considerou o fácil acesso, o apoio logístico e as estruturas das Organizações Militares para iniciar a fase de vacinação que conta com o apoio das Forças Armadas no município, agilizando, assim, a montagem dos pontos e permitindo que mais pessoas sejam vacinadas. Todos os postos funcionam das 8h às 17h, de segunda a sábado, e seguem o calendário previsto no plano de vacinação estipulado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, incluindo grupos, faixa etária e doses de vacinas.

Ainda no mês de abril, por intermédio da MB e da FAB, o Cmdo Cj L montará mais postos de vacinação, em diferentes regiões da cidade, ainda em fase de definição. Há um ano, desde o início da pandemia, o Comando Conjunto Leste vem empreendendo diversas ações de prevenção e controle do coronavírus, como desinfecção de locais públicos, remoção de pacientes, transporte de material hospitalar, entre outros, não apenas na sua área de abrangência, como também em diversos Estados brasileiros em parceria com outros Comandos Conjuntos.

O Cmdo Cj L reitera o compromisso permanente com a população de proteger e colaborar nas ações presentes no intuito de mitigar os efeitos crescentes da pandemia da Covid-19.

Emoção e elogio

A primeira pessoa a receber a vacina no Posto do Museu Militar Conde de Linhares foi a aposentada Lucia Maria de Oliveira. A sensação de alívio e a esperança por dias melhores foram os principais sentimentos que ela conseguiu expressar. “Sigo esperando que tudo isso realmente termine, que realmente encontrem a solução para esse problema terrível que nós estamos passando. Se esse é o primeiro passo, que seja dado”, disse ela.

A aposentada Jurema Dias de Moura explicou o que sentiu após ser vacinada. “É como abrir a gaiola para a gente poder sair. A liberdade é tudo na vida da gente”, disse, elogiando o apoio logístico do Exército. “Maravilhoso. Tudo aqui é pertinho, especialmente o transporte. Ficou ótimo”, completou.

Emocionadas, a aposentada Rosana Quintanilha e a boleira Suely Faria Mendes de Araújo choraram ao tomar a primeira dose da vacina e parabenizaram o Exército pelo apoio.

“É maravilhoso porque eu acho que o Exército é muito organizado. A estrutura é muito boa e fui muito bem recebida. Eu estava com muito medo da pandemia, mas graças a Deus tomei minha vacina", disse Rosana.

“Fiquei muito emocionada. O apoio dos militares foi excelente mesmo. Ótimo. Muito rápido. Atendimento maravilhoso”, salientou Suely.

Texto: 1º Ten Hosana / Fotos: Cb Francilaine / Sd R Menezes

registrado em:
Fim do conteúdo da página