Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Curriculum Vitae do Comandante
Início do conteúdo da página

Curriculum Vitae do Comandante

Acessos: 30346

 General de Exército KLEBER NUNES DE VASCONCELLOS

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante Militar do Leste, o General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos, estava comandando o Comando Militar do Nordeste, sediado em Pernambuco. Anteriormente, ainda como General de Divisão, comandou a 1ª Divisão de Exército, Divisão Mascarenhas de Moraes, sediada na Vila Militar do Rio de Janeiro/RJ.

Foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2023.

Nascido em 11 de junho de 1962, na cidade do Rio de Janeiro, é filho de Kleber de Vasconcellos e de Yara Lemos Nunes de Vasconcellos, ambos in Memorian.

Incorporou às fileiras do Exército em 18 de fevereiro de 1978, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas/SP.

Em 7 de dezembro de 1985, foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Artilharia, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), com sede em Resende/RJ, sendo classificado no 11º Grupo de Artilharia de Campanha, no Rio de Janeiro/RJ.

Além dos cursos regulares da carreira, realizou o curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e o MBA Executivo da Fundação Getúlio Vargas. Realizou, também, os seguintes cursos e estágios de especialização: Básico Paraquedista; Mestre de Saltos; Precursor Paraquedista; Mergulhador Autônomo; Básico do Combatente de Montanha; Básico de Salto Live e Avançado de Salto Livre.

É paraquedista militar honorário dos EUA, da República do Paraguai, da República da Alemanha, da República da Guiana e da República do Chile.

Como Oficial Superior, foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Oficial de Inteligência da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada e Chefe da Seção de Garantia da Lei e da Ordem e da Divisão de Operações da 2ª Subchefia do Comando de Operações Terrestres.

No exterior, foi observador militar da missão de Verificação das Nações Unidas na Guatemala, Assessor Militar da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai, Assessor Militar das Forças Armadas de Honduras e participou de intercâmbio de paraquedismo no Exército dos EUA.Comandou o 8º Grupo de Artilharia de Campanha Pára-quedista e o Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil, ambos no Rio de Janeiro/RJ.

Como Oficial General, foi diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, Chefe de Missões de Paz e Aviação, Inspetor-Geral das Polícias Militares, comandante da 1ª Divisão de Exército e Comandante Militar do Nordeste.

Foi condecorado, entre outras, com a medalha militar de ouro com passador de platina; a medalha do mérito aeroterrestre na categoria ouro; a medalha corpo de tropa, na categoria prata, a medalha da ordem do mérito militar, no grau grã cruz; a medalha da ordem do mérito aeronáutico, no grau grande oficial; a medalha da ordem do mérito da defesa, no grau grande oficial; e a medalha da ordem do mérito judiciário militar, no grau alta distinção.

 

Fim do conteúdo da página