Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Policlínica Militar da Praia Vermelha promove Setembro Amarelo
Início do conteúdo da página

Policlínica Militar da Praia Vermelha promove Setembro Amarelo

Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2022, 09h34 | Última atualização em Quarta, 19 de Outubro de 2022, 10h40
imagem sem descrição.

Rio de Janeiro (RJ) – Neste mês de setembro, a Policlínica Militar da Praia Vermelha (PMPV) trabalhou a campanha Setembro Amarelo difundindo folhetos sobre o tema e o Serviço de Psicologia da PMPV, no dia 29 de setembro, ministrou a palestra “Encontro pela vida” voltada para o público interno e externo.

A apresentação foi ministrada pela chefe da Psicologia da PMPV, Tenente-Coronel Flávia Alvares Fernandes, que abordou sobre os mitos e verdades do suicídio, a importância das pessoas em sofrimento pedirem ajuda, e também das pessoas próximas escutarem e acolherem com empatia e sem julgamento. Também reforçou a importância da rede de apoio, tratamento psicológico e se necessário, psiquiátrico. Assim como a orientação na posvenção, cuidado aos enlutados por suicídio.

Ao término da palestra, para esclarecer as dúvidas surgidas, a 2º Tenente Amanda Santana Lessa, psicóloga da PMPV, participou de uma dinâmica para promover a reflexão de como se deve estar disponível ao acolhimento diante de uma pessoa que esteja em sofrimento existencial.

Campanha Setembro Amarelo

A Campanha Setembro Amarelo é dedicada à valorização da vida e à prevenção ao suicídio, e teve início nos Estados Unidos, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, suicidou-se em 1994. Mike era muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como Mustang Mike.

No dia do velório, foram feitos muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem: Se você precisar, peça ajuda.

A iniciativa gerou grande movimento de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram às pessoas que precisavam de apoio. A campanha iniciou-se no Brasil em 2015 com intuito de conscientizar as pessoas sobre a prevenção ao suicídio.

Texto: 1º Tenente Stephania / 2º Tenente Amanda Lessa                   Fotos: 1º Tenente Stephania / 2º Tenente Diana

registrado em:
Fim do conteúdo da página