Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mulheres no Exército Brasileiro > 3º Sargento Lara, uma das pioneiras do Curso Básico de Montanhismo
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

3º Sargento Lara, uma das pioneiras do Curso Básico de Montanhismo

Acessos: 801

São João del-Rei (MG) - Foi com a mesma fé e a mesma força percebida nos versos da “Canção do Combatente de Montanha” que a 3º Sargento Jussara Lara Teixeira, oriunda da Linha de Ensino Militar Bélico, tornou-se a primeira Sargento do Exército Brasileiro a concluir o Curso Básico de Montanhismo (CBM), no 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BI Mth), em São João del-Rei, Minas Gerais, berço do montanhismo militar.

Em 2018, a 3º Sargento Lara iniciou sua formação militar no 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Montanha (4º GAC L Mth), em Juiz de Fora, Minas Gerais, e graduou-se no ano seguinte, na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), no Rio de Janeiro, como 3º Sargento do Quadro de Material Bélico, sendo classificada para o 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (12º BIL Mth), em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Em seu primeiro ano de tropa, apresentou-se como voluntária ao Curso Básico de Montanhismo (CBM) e, durante as seis semanas de instrução, a 3º Sargento Lara esteve ao lado de outros 40 alunos, onde aprendeu técnicas e táticas inerentes ao montanhismo militar e teve que demonstrar sua capacidade de aplicá-las corretamente para superar os diferentes obstáculos na montanha.

Ao concluir o CBM, em 20 de novembro de 2020, tornou-se a Guia de Cordada número 2.779, sendo capacitada a operar e conduzir tropas de qualquer natureza em ambientes operacionais de montanha, a realizar escaladas e a equipar vias provisórias até o grau 5 A 2+, bem como atuar como instrutora nos Estágios Básicos do Combatente de Montanha (EBCM).

Paciência, humildade e perseverança, virtudes que precisam acompanhar o combatente de montanha, fizeram parte de sua jornada nos desafios e incertezas que se apresentavam. Hoje, com orgulho, a 3º Sargento Lara integra o grupo das pioneiras do montanhismo militar da Força Terrestre, ostenta o brevê de Guia de Cordada e o gorro cinza, símbolos dos escaladores militares, e serve no 12º BIL Mth, em Juiz de Fora, Minas Gerais.

 


 

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, o Comando Militar do Leste disponibilizou um hotsite com Mulheres no Exército Brasileiro. Clique aqui e aproveite a leitura!

 


 

Essas histórias fazem parte da última edição da Revista Ecobravo. Clique aqui e acesse todas as matérias gratuitamente.

 


 

Clique aqui e assista, no YouTube, nossa playlist "Mulheres no Exército Brasileiro".

 


Texto: Sgt Garcia (11º BI Mth) | 2º Ten Anderson Valim (Cmdo CML)

Fim do conteúdo da página