Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mulheres no Exército Brasileiro > 2022/2: as primeiras Cadetes Paraquedistas do Exército Brasileiro
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

2022/2: as primeiras Cadetes Paraquedistas do Exército Brasileiro

Acessos: 1248


Rio de Janeiro (RJ)
- O boot marrom, a boina grená e o brevê de asas de prata caracterizam o militar formado no Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil (CI Pqdt GPB), desde a década de 40. Sem distinção, os voluntários ao Curso Básico Paraquedista passam pelos mesmos duros e longos treinamentos da unidade subordinada ao Comando Militar do Leste (CML). Ginástica com toros, flexões de braço e na barra, incansáveis abdominais, corridas, polichinelos, “cangurus”, além da pista de cordas são alguns dos obstáculos a serem vencidos no período de seis semanas.

O CI Pqdt GPB já formou mais de 90 mil paraquedistas da ativa e da reserva, que conquistaram a habilitação para saltar de uma aeronave militar, por meio do salto semiautomático. Com tratamento isonômico entre todos os alunos, as primeiras mulheres militares paraquedistas se formaram em 2006.

No dia 15 de outubro de 2021, mais uma etapa histórica foi concluída na área de Estágio. Entre os 171 militares formados no Curso Básico Paraquedista 21/2, estavam oito mulheres militares, pioneiras da Linha de Ensino Militar Bélico formadas na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Quatro dessas militares são do Quadro de Material Bélico: Cadete Ana Luiza Santana, Cadete Renata Alves de Lima Capri, Cadete Fabiana Muzzi Leite e Cadete Valquíria Letícia Gomes de Mesquita, e outras quatro militares são do Serviço de Intendência: Cadete Giovana Abraão Santos, Cadete Cíntia Silva Vidigal, Cadete Kimberly Galdino Afonso Ferreira e Cadete Isabella Silva de Oliveira.

Durante o evento de brevetação, emocionada, a Cadete Giovana comentou: “O sentimento é de muito alegria, vibração e entusiasmo. É uma emoção muito grande olhar para trás e pensar que a gente conseguiu! É muito bom!” Na formatura, ainda foram brevetadas as 2º Sargentos Pyrrho e Tayana Nativo, colaborando com o legado iniciado em 2006.

O Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio, enviou uma mensagem aos formandos destacando as atividades da técnica individual básica paraquedista, as aplicações dos conhecimentos aprendidos em exercícios táticos em operações aeroterrestres e, sobretudo, saudando os concludentes em forma. Em mensagem direcionada às Cadetes, proferiu: “Prestes a serem declaradas a aspirantes-a-oficial, a conclusão de tão exigente curso pelas Cadetes é, com toda a certeza, um orgulho pessoal e, sobretudo, representa o pleno sucesso do projeto de inserção do segmento feminino na Linha de Ensino Militar Bélico”. Por fim, em tom vibrante, disse: “Portanto, alunos, orgulhem-se! Vocês venceram o desafio!”.

 


 

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, o Comando Militar do Leste disponibilizou um hotsite "Mulheres no Exército Brasileiro"Clique aqui e aproveite a leitura!

 


 

Essas histórias fazem parte da última edição da Revista Ecobravo. Clique aqui e acesse todas as matérias gratuitamente.

 


 

Clique aqui e assista, no YouTube, nossa playlist "Mulheres no Exército Brasileiro".

 


Texto: 2º Ten Ferrentini (Cmdo CML) | Fotos: 2º Ten Ferrentini (Cmdo CML) e Sd R. Menezes (Cmdo CML)

Fim do conteúdo da página