Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Antártica

Acessos: 600

Avião Cargueiro da Força Aérea é desinfectado para transporte de suprimento para a Estação Comandante Ferraz

Rio de Janeiro (RJ) - Em 25 de agosto, a Marinha do Brasil, por meio da Operação Grande Muralha e dentro do escopo de ações da Operação COVID-19, desinfectou a Aeronave C-130 Hércules, pertencente a Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea do Galeão (RJ), para o transporte de gêneros alimentícios, material pessoal e sobressalentes com maior segurança para a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

A desinfecção foi realizada por militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR). Além disso, cabe destacar que a desinfecção dos gêneros alimentícios foi efetuada antes dos mesmos serem colocados na aeronave, assim como todo o material pessoal e sobressalentes, que, após prévia limpeza, foi distribuído aos militares que estão com Equipamento de Proteção Individual (EPI) completo (touca, máscara, faceshield, Tyvek, luvas e botas).

A EACF foi reinaugurada, em 15 de janeiro de 2020, com 17 laboratórios projetados e equipados para atender a uma multiplicidade de necessidades da comunidade científica brasileira, dentre as quais destacam-se: meteorologia, biociências, química, microbiologia, biologia molecular, bioensaios e de múltiplo uso.

Ressalta-se que o protocolo de higienização e desinfecção das Forças Armadas foi rigorosamente obedecido, assim como todos os procedimentos sanitários e medidas preventivas recomendadas pelos Ministérios da Defesa e da Saúde foram adotados para impedir a presença do vírus no continente Antártico. Além disso, assim que chegar à EACF o material passará por uma quarentena e será feito novo processo de limpeza e desinfecção, salvaguardando o pessoal da estação.

Texto: 1º Ten Luiz Guilherme (Cmdo Cj L) 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página