Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Exercício Felino: nove países de Língua Portuguesa treinam emprego conjunto
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

Exercício Felino: nove países de Língua Portuguesa treinam emprego conjunto

Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2017, 16h35 | Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2017, 11h22

Resende (RJ) – Militares dos nove países integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) participam do Exercício Felino de 18 a 29 de setembro.

imagem sem descrição.

O encontro, neste ano, é realizado na Academia Militar das Agulha Negras (AMAN), em Resende-RJ. Compõem a Força Tarefa Conjunta e Combinada (FTCC) representantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, bem como militares oriundos de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O objetivo da ação é incrementar a interoperabilidade das Forças Armadas dos Estados-Membros e treinar o emprego em Operações de Apoio à Paz e de Ajuda Humanitária, sob o amparo da Organização das Nações Unidas (ONU). No dia da abertura do Exercício Felino 2017, os militares participaram de uma formatura geral, logo pela manhã, na qual ocorreu o hasteamento das bandeiras e o tradicional desfile dos Cadetes da AMAN. As boas-vindas foram dadas pelo Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, Oficial Superior do Exercício, e pelo General de Divisão José Eduardo Pereira, Oficial Condutor do Exercício. Estiveram presentes também as seguintes autoridades: Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Cesar Mangrich, Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Aeroespaciais, General de Brigada Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, Comandante da AMAN, o Contra-Almirante Fuzileiro Naval Jonatas Magalhães Porto, Comandante da Divisão Anfíbia, e o General de Brigada Carlos André Alcântara Leite, Diretor do Exercício e Comandante da 4.ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha). No período da tarde, foram iniciadas as instruções para o exercício que se desdobrará nos próximos dias.


Funcionamento do Exercício Felino
Cada Exercício funciona num ciclo que dura dois anos, utilizando o mesmo cenário fictício que simula situações-problema. O primeiro ciclo é realizado no formato “Carta”, no qual se planeja e executa uma operação por meio de rede de computadores, como um “Jogo de Guerra”. Essa fase foi realizada no ano passado, em Cabo Verde. O segundo exercício é realizado no ano seguinte, no terreno e com a ação de tropas. Essa é a modalidade realizada, em 2017, no Brasil.

Os treinamentos da Série Felino iniciaram-se no ano 2000 e são uma oportunidade de promoção da cooperação, amizade e união entre as nações. A cada biênio são elencados países diferente para sediar o evento.

Confira a galeria de imagens

registrado em:
Fim do conteúdo da página