Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cerca de 600 militares que participam do Exercício Felino já estão prontos para a atividade prática no terreno
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

Cerca de 600 militares que participam do Exercício Felino já estão prontos para a atividade prática no terreno

Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 10h20 | Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2017, 10h24

Resende (RJ) – Após quatro dias de preparação dos integrantes da Direção do Exercício (DIREX) e da Força Tarefa Conjunta e Combinada (FTCC), as tropas que atuarão no terreno também receberam as orientações necessárias para as atividades. A reunião de ambientação ocorreu no Auditório General Médici, na Academia Militar das Agulhas Negras. O evento contou com a presença de mais de 600 militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

imagem sem descrição.

A partir do dia 22 de setembro, quinto dia da operação, tem início a fase prática do exercício. Como de praxe na Série Felino, as tropas que atuam no terreno são exclusivamente do país anfitrião, enquanto que a DIREX e a FTCC tem a participação de militares dos nove Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).


Entendendo o cenário fictício do Exercício Felino

A trama do exercício se desenvolve no Sudeste de um continente denominado Gama. No passado, essa localidade foi colonizada e, após sua independência, diversos conflitos desmembraram a região em quatro países: Marrom, Azul, Amarelo e Branco. Nesse ínterim, o país Amarelo demonstrou descontentamento com sua delimitação territorial e, desde então, tem reivindicado uma área do território Azul.
Por tal motivo, há 20 anos, os dois países entraram em um breve conflito. Já neste ano, depois de alguns acontecimentos que tensionaram novamente a relação entre as duas nações, o governo de Azul deixou claro que realizará operações militares no interior de Amarelo para reduzir seu poder militar, caso não sejam tomadas medidas para conter ações ofensivas atribuídas a Amarelo.
Debruçados sobre esse cenário  fictício, os participantes do Exercício Felino treinarão, até o dia 28 de setembro, o emprego conjunto das Forças Armadas da CPLP em operações de Apoio à Paz e de Ajuda Humanitária.  À medida que os incidentes simulados pela DIREX se apresentarem no terreno de treinamento, montado em diferentes pontos da cidade de Resende (RJ), a FTCC buscará a melhor forma de reagir.

registrado em:
Fim do conteúdo da página