Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Formatura em homenagem ao aniversário de criação do DECEx e do CML
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

Formatura em homenagem ao aniversário de criação do DECEx e do CML

Publicado: Quarta, 25 de Julho de 2018, 10h42 | Última atualização em Quarta, 25 de Julho de 2018, 11h49
imagem sem descrição.

Rio de Janeiro (RJ) – Uma solenidade foi realizada no dia 25 de julho, no Palácio Duque de Caxias, em comemoração ao 81º aniversário de criação do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) e ao 72º aniversário de criação do Comando Militar do Leste (CML).

O Chefe do DECEx, General de Exército Cid, e o Interventor Federal e Comandante do CML, General de Exército Braga Netto, participaram da formatura geral, acompanhados por demais Oficiais Generais. A cerimônia também foi prestigiada por antigos integrantes do Alto Comando do Exército como o Ministro de Estado do Exército em 1999 e Comandante do Exército de 2000 a 2002, General de Exército (R/1) Gleuber Vieira, e pelo Comandante do Exército do período de 2007 a 2015, General de Exército (R/1) Enzo Martins Peri.

Na ocasião, foi prestada uma homenagem de despedida ao General de Brigada (R1) Severino Paixão, que deixou o serviço ativo do Exército em 2017. Logo em seguida, o General Cid fez o uso da palavra e destacou a importância do trabalho integrado realizado ao longo dos anos entre o DECEx e o CML. "O Departamento de Educação e Cultura do Exército é um órgão de Direção Setorial que atua nos campos de formação e aprimoramento dos recursos humanos para a Força Terrestre. Desde a nossa criação, estamos adquirindo e transmitindo conhecimento, capacitando os militares para ocuparem os diversos cargos e escalões. E hoje, vemos o CML utilizando essa tropa especializada em operações militares importantes como a da Garantia da Lei e da Ordem e da Intervenção Federal. Em suma, trata-se do resultado de um trabalho integrado, realizado em prol das relevantes missões desempenhadas pelo Exército Brasileiro", ressaltou o General.

Ao término da formatura, houve o desfile da tropa, formada por representações do DECEx, do CML, do Comando da 1ª Região Militar, da Diretoria de Educação Técnica Militar, da Diretoria de Educação Superior Militar, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial, da Diretoria de Fabricação, do 2º Centro de Telemática de Área, da Comissão Regional de Obras da 1ª RM, da 1ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército, do 5º Grupamento de Engenharia, da Base de Administração e Apoio da 1ª RM, do Arquivo Histórico do Exército, da Companhia de Comando da 1ª RM e da Companhia de Comando do CML.

Histórico:

O CML é oriundo da criação dos Comandos de Zonas Militares em 24 de julho de 1946, quando foi criada a Zona Militar do Leste (ZML), abrangendo o antigo Distrito Federal (Guanabara) e os Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. A evolução da doutrina militar terrestre impôs a transformação do Comando da ZML em Comando do I Exército, em agosto de 1956 e, a partir de janeiro de 1986, com nova reestruturação da Força, no atual Comando Militar do Leste (CML).

Ao longo dos seus 72 anos, o CML vem participando de missões importantes como a Garantia da lei e da Ordem nos Complexos do Alemão, da Penha e da Maré, a Operação de Paz no Haiti de 2010 a 2017, a Jornada Mundial da Juventude, a Copa do Mundo de 2014, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, entre outros.

Fotos: Sd R. Menezes (CML).

registrado em:
Fim do conteúdo da página