Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 1º Batalhão de Engenharia de Combate realiza PCI da ESAO
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

1º Batalhão de Engenharia de Combate realiza PCI da ESAO

Publicado: Terça, 31 de Julho de 2018, 10h36 | Última atualização em Terça, 31 de Julho de 2018, 12h29

Cerca de 600 capitães-alunos do Curso da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais participaram das atividades realizadas no 1º Batalhão de Engenharia de Combate (Es), no dia 18 de julho.

imagem sem descrição.

Rio de Janeiro (RJ) – Os capitães-alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais 2018, da ESAO, estiveram, no dia 18 de julho, no 1º Batalhão de Engenharia de Combate (Es), em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A Organização Militar Diretamente Subordinada do 5º Grupamento de Engenharia atendeu a um pedido de cooperação de instrução (PCI) do estabelecimento de ensino.

A comitiva, que também estava composta por instrutores da ESAO, assistiu a uma demonstração de uma Operação de Transposição de Curso D’água obstáculo, destacando suas três fases técnicas a cargo da Engenharia de Combate.

Na presente demonstração, foi explorada uma transposição do curso d'água preparada, uma vez que o inimigo ainda é forte e encontra-se organizado de maneira defensiva na margem oposta, obrigando a força atacante a fazer uma parada para planejar e concentrar os meios necessários à travessia do curso d'água, caracterizando assim a perda de impulsão do ataque. Nesse tipo de operação, é de importante a observância de dois princípios de guerra: o princípio da massa e o da unidade de comando.

No contexto da transposição de curso d´água foram realizados trabalhos das três fases técnicas: assalto com utilização de botes e viaturas anfíbias; lançamento de portada leve e pesadas; e construção e operação de ponte Bailey. A atividade foi presidida pelo comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO), General de Brigada Marcos de Sá Affonso da Costa.

O 1º BE Cmb (Es) foi apoiado em pessoal e MEM pelas seguintes OM: 1º BI Mtz (Es), 15º RC Mec (Es), 31º GAC (Es), 2º BE Cmb, BEsCOM e Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais.

O evento foi prestigiado, ainda, por Comandantes  de OM da Gu Vila Militar, autoridades civis e militares,  cadetes do 4º ano do Curso de Artilharia e Engenharia da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), por alunos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro .

Confira a galeria de imagens.

registrado em:
Fim do conteúdo da página