Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CML comemora o Dia do Soldado
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

CML comemora o Dia do Soldado

Publicado: Sexta, 24 de Agosto de 2018, 14h13 | Última atualização em Sexta, 24 de Agosto de 2018, 14h15

Formatura no Palácio Duque de Caxias contou com entrega de 115 medalhas para militares e civis.

A medalha do Pacificador é entregue a civis e a militares das Forças Armadas e Auxiliares (Foto: Sd R. Menezes)
imagem sem descrição.

No início da cerimônia, o Gen Ex Walter Souza Braga Netto, Interventor Federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro e Comandante Militar do Leste, tomou a palavra para homenagear o cabo Fabiano de Oliveira Santos, o soldado Marcus Vinícius Viana Ribeiro (ambos do 2º Batalhão de Infantaria Motorizado) e o soldado João Viktor da Silva (do 25º Batalhão de Infantaria Paraquedista), mortos na última semana durante operação nos complexos do Alemão, Penha e Maré, no Estado do Rio de Janeiro.

 

O General solicitou a todos um minuto de silêncio em respeito aos militares falecidos e a execução do toque de silêncio pela banda de clarins do 2º Regimento de Cavalaria de Guardas (2º RCG).

 

Entrega de Medalhas

 

O evento ocorreu no dia 24 de agosto de 2018, em comemoração ao Dia do Solado, no Salão de Honra no 9o andar do Palácio Duque de Caxias. Foram entregues, ao todo, 115 medalhas: 20 do Exército Brasileiro, e 95 do Pacificador.

 

A Medalha Exército Brasileiro foi criada para distinguir cidadãos e instituições civis, integrantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira ou das Forças Auxiliares que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro. As medalhas foram entregues pelo Gen Ex Braga Netto e pelo Gen Div Richard Fernandez Nunes, Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro.

 

A Medalha do Pacificador destina-se a condecorar militares, civis, organizações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, que tenham prestado bons serviços ao Exército e que se tenham tornado credores de homenagem especial da Força. Foram entregues a 13 profissionais civis e 82 militares, dentre praças e oficiais das Forças Armadas e Auxiliares.

 

A cerimônia foi presidida pelo Gen Ex Cid, Diretor de Educação e Cultura do Exército, e contou com as presenças do General de Exército Gleuber Vieira, antigo Ministro do Exército, e do General de Exército Enzo Martins Peri, antigo comandante do Exército.

 

Homenagem ao Duque de Caxias

 

Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras fizeram a guarda da espada de Caxias (Foto: Cb Francilaine)

 

“Caxias é um baluarte, um mito. É o heroi referência; soldado modelo de um Exército de muitos herois. O Brasil se fez nação, quando Caxias se fez soldado.” Em 25 de agosto de 2018 comemoram-se 215 anos do nascimento do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, e patrono do Exército Brasileiro desde 1962.

 

Como homenagens ao Duque, foram posicionadas no Salão de Honra o altar de Caxias, usado nas missas realizadas na Guerra do Paraguai e hoje sob a guarda dos frades franciscanos do Convento de Santo Antônio, no Rio de Janeiro; a coroa confeccionada em 1949, quando do traslado dos restos mortais do Marechal, do Cemitério do Catumbi ao Pantheon de Caxias; e a espada de campanha de Caxias, que pertence ao acervo da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende.

 

Confira a galeria de imagens.

registrado em:
Fim do conteúdo da página