Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Operação Acolhida
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

Operação Acolhida

Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2019, 19h49 | Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2019, 20h14

Rio de Janeiro abriga novo grupo de imigrantes venezuelanos em mais uma fase de interiorização

Rio de Janeiro (RJ) - Todos os dias, centenas de venezuelanos chegam ao Brasil, principalmente pela fronteira compreendida entre Santa Elena de Uairén (Venezuela) e Pacaraima (RR). Desde 2018, em um esforço conjunto entre Forças Armadas, órgãos do Governo Federal (Ministério da Cidadania; Ministério da Defesa; Ministério da Saúde; Casa Civil da Presidência da República), organizações não governamentais, estados e municípios, os imigrantes venezuelanos são recebidos em abrigos localizados em diferentes estados da Federação. Essa interiorização diminui o impacto da chegada de solicitantes de refúgio em Roraima, bem como a concentração de imigrantes nos abrigos da fronteira.

No dia 20 de agosto, 76 venezuelanos que aderiram voluntariamente à estratégia de interiorização, juntamente com membros da Organização Internacional para as Migrações (OIM), chegaram ao Rio de Janeiro a bordo da aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira. Trinta e três deles ficaram no Rio de Janeiro e o restante seguiu viagem em outra aeronave. Os trinta e três venezuelanos foram recepcionados pela equipe de interiorização do Comando Militar do Leste, coordenada pelo Major Rodrigo Pedroso. Ainda no aeroporto, receberam alimentação e foram em seguida levados para a Casa de Acolhida Papa Francisco (vinculada ao Cáritas RJ, no Recreio dos Bandeirantes) e para a Associação de Apoio à Mulher Portadora de Neoplasia (AAMN), em Jacarepaguá.

Cerca de 640 venezuelanos já foram interiorizados até o momento no Rio de Janeiro. Os imigrantes que são acolhidos chegam com a esperança de uma nova vida e em busca de oportunidades de trabalho, proteção e assistência.

Texto: Ten Anderson Valim / Fotos: Cb Francilaine

registrado em:
Fim do conteúdo da página