Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Personalidade do ano
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

Personalidade do ano

Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 12h33 | Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2019, 15h07

General de Exército Braga Netto é homenageado pelos resultados alcançados na Intervenção Federal

Rio de Janeiro (RJ) –  O Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e o Gabinete de Intervenção Federal (GIF) realizaram, no dia 19 de setembro de 2019, a entrega do II Prêmio “General Joaquim de Sousa Mursa”. Na cerimônia, o Chefe do Estado-Maior do Exército, antigo Interventor Federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, General de Exército Walter Souza Braga Netto, foi homenageado como “Personalidade do Ano de 2018 na Área da Segurança Pública” pelos excepcionais resultados alcançados na Intervenção Federal sob sua liderança. O evento foi realizado na Casa FIRJAN, na zona sul do Rio de Janeiro.

Durante a entrega do prêmio, que teve a presença do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, o general foi lembrado pela importante atuação e pelo empenho na intervenção na segurança pública do Estado, de fevereiro a dezembro do ano passado.

Em seu discurso, o General Braga Netto, além de agradecer a honraria, falou sobre os dois sentimentos que resumem a missão: surpresa e gratidão. O primeiro diz respeito ao chamado para o cargo de Interventor e o segundo refere-se ao apoio das instituições de segurança e de todos integrantes das Forças Armadas, destacando os que tombaram em combate.

O evento também teve o objetivo de realizar o pré-lançamento e a inauguração de trabalhos artísticos relacionados à Intervenção Federal na Segurança Pública, avaliada hoje como um “case” de sucesso na área da gestão pública de segurança. A fim de registrar as atividades do período, o GIF providenciou a confecção de dois livros: de narrativas textuais e iconográfico de imagens.

O livro de narrativas foi escrito pelo Coronel  Carlos Daróz e o livro iconográfico foi resultado de um trabalho de seleção de fotografias representativas das diversas tarefas, atividades, cooperações interagências, operações militares e policiais implementadas pelo GIF. Esse trabalho teve como fonte o acervo fotográfico da Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste (CML). Ambos os livros foram editados pela Biblioteca do Exército (BIBLIEx).

Ao término da solenidade, foi realizada a exposição inaugural da pintura “A Intervenção Federal”, de autoria do Primeiro-Tenente Valdemar Francischetti. A tela retrata o “braço forte” e a “mão amiga” da Intervenção Federal e nela estão pictoricamente representadas as Forças Armadas e os Órgãos de segurança pública.

Texto: 1º Tenente Hosana / Fotos: Cb Francilaine e Sd R. Menezes

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página