Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

Adestramento

Publicado: Quinta, 30 de Julho de 2020, 16h21 | Última atualização em Sexta, 31 de Julho de 2020, 08h28

Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil realiza Prova de Inspeção de Pessoal do Estágio de Mestre de Salto Livre

Rio de Janeiro (RJ) - No dia 23 de julho, a equipe de instrução do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil (CI Pqdt GPB) realizou a Prova de Inspeção de Pessoal, no âmbito do Estágio de Mestre de Salto Livre 2020.

Os estagiários, para se tornarem Mestres de Salto Livre, adquirem, ao longo do curso, instruções sobre técnicas de queda livre, de navegação avançada, de trabalho relativo de velame, de meteorologia, inspeção de pessoal e de lançamento.

Durante a etapa de Inspeção de Pessoal o estagiário realiza uma avaliação para identificar todos os erros encontrados no paraquedista. “Essa prova visa avaliar o aluno do Estágio de Mestre de Salto Livre e verificar se ele está em condições de realizar a inspeção de um saltador livre [que esteja] armado e equipado. Durante a prova ele deverá registrar os erros encontrados com a nomenclatura correta”, declarou o Capitão Junqueira, Instrutor do Estágio de Mestre de Salto Livre.

O Estágio de Mestre de Salto Livre possui 19 alunos matriculados, iniciou-se no dia 13 de julho e se encerrará no dia 7 de agosto.

 

Sobre o Salto Livre

O salto livre operacional é uma modalidade de paraquedismo militar praticado por pequenas frações de tropa e proporciona ao elemento paraquedista uma flexibilidade maior que o salto enganchado, onde a abertura dos velames é comandada por cada militar, devendo ser praticado apenas por aqueles com adestramento apurado. Os paraquedistas podem ser lançados de grande altitude, de dia ou à noite, possibilitando que se desloque planando com seu velame aberto por grandes distâncias, visando o pouso em áreas restritas com elevado grau de precisão, quando dotado de equipamentos modernos e alheio aos olhares do inimigo. Permite ainda que a fração de tropa se reorganize no ar em torno de seu líder, desloque-se por médias distâncias ocultos aos radares e pouse em uma área restrita, que pode ser conjugado com outro processo de infiltração, como o mergulho de combate, por exemplo, possibilitando um nível de furtividade superior.

 


 

Clique aqui e assista o vídeo Estágio de Mestre de Salto Livre: Prova de Inspeção de Pessoal | No Fronte

 


 

Texto: 2º Ten Anderson Valim (Cmdo CML) / Fotos: Sd Nóbrega (Cmdo CML)

registrado em:
Fim do conteúdo da página