Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Semana de Comunicação Social do CML - 2020
Início do conteúdo da página

Semana de Comunicação Social do CML - 2020

Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2020, 23h00 | Última atualização em Sexta, 30 de Outubro de 2020, 17h58

Capacitação de 120 militares é realizada para preservar e fortalecer a Comunicação Social do Exército Brasileiro

 

Rio de Janeiro (RJ) - O Comando Militar do Leste (CML) realizou a “Semana de Comunicação Social do CML, ano 2020", de 29 de setembro a 2 de outubro. De forma inédita, as atividades de auditório foram transmitidas ao vivo, permitindo extrapolar o número de participantes que passou de 54 para 120. Além de militares do CML, integrantes do Departamento de Educação e Cultura do Exército, Departamento de Ciência e Tecnologia, Base de Apoio Logístico do Exército, dentre outros passaram pelo treinamento que ocorreu no Palácio Duque de Caxias ou remotamente.

Foram 4 jornadas de Comunicação Social que buscaram ampliar a integração entre os componentes do Sistema de Comunicação Social do Exército (SISCOMSEx), reforçar o canal técnico, nivelar conhecimentos, orientar as tarefas, estabelecer diretrizes e compartilhar experiências e melhores práticas de Comunicação Social entre os participantes.

Na abertura das atividades, o Comandante Militar do Leste General de Exército José Eduardo reforçou a importância da Comunicação Social para o Exército. Enfatizou também que cada militar tem sua importância para a imagem da Força Terrestre.

No 1º dia ocorreu a videoconferência com o jornalista Alexandre Garcia, que abordou os desafios da Comunicação Social no período digital. Presencialmente, o Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), General de Divisão Richard, apresentou o SISCOMSEx. Ainda nessa jornada, o Tenente-Coronel Giffoni, Chefe da Subseção de Relacionamento com as Mídias, destacou a necessidade da rápida e eficiente resposta às demandas de imprenssa, do correto assessoramento técnico ao Comando Militar do Leste, da criteriosa seleção de matérias jornalísticas para a produção dos clipping diários, dentre outros.

No 2º dia o Chefe da 7ª seção e porta-voz do CML, do Comando Conjunto Leste e da Operação Covid-19, Coronel Rego Barros, explanou sobre os desafios da Comunicação Social, em especial no período de pandemia. Em seguida, o Chefe da Seção de Assessoria de Relações Institucionais, Coronel Leão, trouxe à assistência a dinâmica de sua seção, enfatizando a importância da manutenção do relacionamento entre o Exército e as instituições locais.

No 3º dia o Chefe da Subseção de Produção e Divulgação, Major Hennemann e a Oficial Adjunto da mesma Subseção 1° Tenente Hosana, palestraram em seus respectivos níveis: gerencial e técnico. Os referidos militares destacaram os principais pontos de produção e divulgação de vídeos, fotos, layouts e coberturas jornalísticas em geral. Na mesma jornada, a Chefe da Seção de Comunicação Social da 4ª Região Militar, Tenente-Coronel Tatiana, apresentou os desafios vividos por sua seção e como a criatividade e a técnica ajudaram a superá-los. No turno da tarde, os gestor de mídias sociais do CML, o publicitário Eduardo Boix, abordou a comunicação integrada nas mídias, destrinchando o modus operandi da comunicação digital. Finalizando o dia, a Chefe da Subseção de Relações Públicas, Capitão Sofia, difundiu as boas práticas adotadas por sua equipe no apoio ao cerimonial e assuntos relacionados à Lei de Acesso a Informação.

No último dia, o professor e repórter fotográfico Marcus Vini brindou os instruendos com sua vasta experiência profissional e acadêmica. Com mais de 20 anos de profissão em sala de aula, o docente projetou reportagens fotográficas de sua autoria, como a cobertura jornalística do desastre natural das chuvas da Região Serrana do Rio de Janeiro (2011) e o projeto de fotografia documental “Caminhos de Aparecida”, no qual acompanhou de bicicleta um grupo do Rio de Janeiro até Aparecida (São Paulo). No mesmo dia, o 2° Tenente Ferrentini, Oficial Adjunto da subseção de Produção e Divulgação, em sua palestra sobre "O Pensamento Fotográfico”, destacou a importância da sinergia entre o texto, a fotografia, a diagramação e a legenda.

Encerrando a Semana de Comunicação Social, o Coronel Rego Barros realçou a importância dessa capacitação para o aperfeiçoamento contínuo do SISCOMSEx, contribuindo para a preservação e fortalecimento da imagem do Exército Brasileiro.

Texto: Major Hennemann e 2º Tenente Ferrentini / Fotos: Soldado R.Menezes e Soldado Nóbrega

registrado em:
Fim do conteúdo da página