Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Preparo Operacional
Início do conteúdo da página

Preparo Operacional

Publicado: Quarta, 07 de Outubro de 2020, 23h06 | Última atualização em Segunda, 23 de Novembro de 2020, 16h52

Capacitações no 1º Batalhão de Guardas, integram forças de segurança pública do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (RJ) - O 1° Batalhão de Guardas - Batalhão do Imperador, iniciou os estágios de Adestrador de Cães de Guerra e de Motociclista Militar, no mês de setembro de 2020. As capacitações contam com integrantes do Exército Brasileiro (EB), da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GMRJ), da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), totalizando 67 participantes nos dois Estágios.

O Estágio de Motociclista Militar / Batedor, iniciado no dia 14 de setembro, tem duração de sete semanas e conta com 40 estagiários, que serão futuros integrantes de uma equipe de escolta por motocicletas. Esse conjunto tem o objetivo de garantir a fluidez do deslocamento motorizado de uma autoridade ou comboio, de modo a diminuir o tempo de esposição às ameaças que porvntura existam. Escoltas de presidentes, de ministros de estado e de comboios militares são frequentes na rotina da equipe de batedores.

Simultâneamente, ocorre o Estágio de Adestrador de Cães de Guerra (EACG). Esse possui 27 estágiarios e desenvolve-se em nove semanas de instruções. Iniciado no dia 21 de setembro, o Estágio tem o objetivo de formar Adestradores de Cães que serão empregados em diversas atividades dentro e fora da Força Terrestre. Ao final da capacitação, o conjunto Cinófilo / Cão de Guerra estará apto a realizar missões de apoio a Defesa da Pátria, Operações de Garantia da Lei de da Ordem e Ações Subsidiárias. Destaca-se que o cão de guerra pode ter as capacidade de faro de entorpecentes e explosivos, guarda e proteção, de acordo com a característica e treinamento de cada cão.

Fonte: 1º BG

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página