Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Treinamento da Artilharia do CML
Início do conteúdo da página

Treinamento da Artilharia do CML

Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2020, 09h45 | Última atualização em Terça, 27 de Outubro de 2020, 10h48

Exercícios de Adestramento

Resende (RJ) - A Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército (AD/1), Artilharia Divisionária Cordeiro de Farias, coordenou o Exercício de Adestramento "Operação Sentinela Alerta 2020". O treinamento ocorreu no Campo de Instrução da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), no período de 18 a 21 de outubro.

A Operação Sentinela Alerta é o exercício no terreno que coroa, anualmente, a fase de Adestramento das Organizações Militares de Artilharia do Comando Militar do Leste (CML). O objetivo da Operação foi promover o adestramento das Unidades de Artilharia do CML. As seguintes Organizações Militares (OM) participaram do evento:
- 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Montanha (4º GAC L Mth), de Juiz de Fora - MG;
- 8º Grupo de Artilharia de Campanha Pára-quedista (8º GAC Pqdt), Rio de Janeiro - RJ;
- 11º Grupo de Artilharia de Campanha (11º GAC), Rio de Janeiro - RJ;
- 14º Grupo de Artilharia de Campanha (14º GAC), Pouso Alegre - MG;
- 21º Grupo de Artilharia de Campanha (21º GAC), Niterói - RJ;
- 31º Grupo de Artilharia de Campanha Escola (31º GAC (Es)), Rio de Janeiro - RJ; e
- Bateria de Comando da AD/1 (Bia Cmdo AD/1), Niterói - RJ.

As OM foram submetidas a diversos problemas militares simulados de combate que proporcionaram a consolidação do adestramento de todos subsistemas das Unidades, culminando com a execução do tiro real de Artilharia de forma rápida e precisa, características da Arma.

No prosseguimento, os Grupos de Artilharia de Campanha foram incorporados ao Programa de Adestramento Avançado da 1ª Divisão de Exército, Operação Membeca, desenvolvido também no Campo de Instrução da AMAN, no período de 21 a 24 de outubro, mantendo o elevado desempenho nas missões de tiro real.

Dessa forma, o fim dos Exercícios no Terreno materializaram a capacidade do CML de intervir no combate por meio dos fogos largos, densos e profundos da nossa poderosa Artilharia.

Fonte: Cmdo AD/1

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página