Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Operação Ônix
Início do conteúdo da página

Operação Ônix

Publicado: Sábado, 31 de Outubro de 2020, 20h25 | Última atualização em Sábado, 31 de Outubro de 2020, 20h27

CA-Leste realiza com mais de 700 militares da EsAO e ECEME o maior Exercício de Simulação Construtiva (Jogo de Guerra)

Rio de Janeiro (RJ) - No período de 26 a 29 de outubro de 2020, realizou-se no Centro de Adestramento Leste (CA-Leste) o Exercício de Simulação Construtiva (Jogo de Guerra) da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), sob a coordenação do Comando de Operações Terrestre (COTer) e Diretoria de Educação Superior Militar (DESMil), na qual contou com a presença do Sr. Gen Div Jorge Cardoso Martins e do Sr Gen Bda Marcio de Souza Nunes Ribeiro.

É a segunda edição deste exercício nessas proporções, integrando os oficiais-alunos da ECEME e a EsAO numa mesma manobra, mobiliando os Estados-Maiores dos níveis Divisão de Exército e Brigadas, contando, para isso com o efetivo, de aproximadamente 700 alunos ocupando postos de trabalho, simultaneamente, neste Centro e nas duas Escolas.

O Exercício teve por finalidade promover a integração entre os corpos discente e docente da EsAO e ECEME, dentro do contexto de um ambiente de Simulação Construtiva, baseado no software COMBATER. Essa plataforma proporciona uma representação gráfica do cenário, sendo capaz de representar as operações continuadas do combate, apoio ao combate e logística. Proporcionando assim, realismo aos resultados das interações, quanto à necessidade de ressuprimento, planejamento do tempo e perdas de pessoal e material.

Este Exercício, também conhecido como “Jogos de Guerra”, ressalta a fundamental importância da sincronização das funções de combate, além do acompanhamento contínuo das operações em andamento, controlados por agentes reais, possibilitando por intermédio de problemas militares simulados (PMS) a verificação da adequada conduta paras os inúmeros tipos de incidentes.

Essa atividade pioneira, realizada entre as duas Escolas de Excelência do Exército Brasileiro, consistiu-se num dos maiores Exercícios de Simulação Construtiva realizado em proveito do Preparo da Força Terrestre, pelo número de peças de manobra e de pessoal envolvido.

O Jogo de Guerra ESAO-ECEME baseado na plataforma COMBATER, ferramenta de ensino-aprendizagem, onde os oficiais-alunos envolvidos puderam ratificar os conhecimentos obtidos ao longo do período escolar e poderão replicar tais conhecimentos em proveito do aprimoramento do Preparo da Força Terrestre nos adestramentos realizados nos Corpos de Tropa.

Texto: 3º Sgt Douglas - Adjunto da Seção de Simulação Construtiva/ Fotos: Sd Iago

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página