Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Falando com a Imprensa
Início do conteúdo da página

Falando com a Imprensa

Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2020, 14h14 | Última atualização em Sexta, 06 de Novembro de 2020, 10h25

Comunicação Social do CML apoia a ECEME

Rio de Janeiro (RJ) - O Comando Militar do Leste (CML), por meio de sua Seção de Comunicação Social, cooperou na instrução dos Oficiais-Alunos da Escola de Guerra Naval (EGN), Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e Escola de Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), por ocasião do Exercício de Simulação Construtiva denominado "Operação AZUVER"*. Nos dias 29 de outubro e 4 de novembro, jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos do CML figuraram como integrantes de órgãos de imprensa nas simulações de entrevistas "quebra-queixo" e coletiva de imprensa, na EGN e na ECEME.

As simulações de entrevistas tiveram por finalidade preparar os futuros comandantes e membros de Estado-Maior na comunicação com os mais diversos veículos de imprensa. O treinamento buscou chegar o mais próximo possível da realidade e os oficiais-alunos foram submetidos aos mais diversos tipos de questionamentos referentes à guerra fictícia entre os países Azul e Vermelho.

Destaca-se que, as entrevistas "quebra-queixo" são rápidas, de oportunidade e cercadas de microfones e gravadores. Enquanto que, as coletivas de imprensa são eventos planejados nos quais a assessoria de imprensa convida e reuni a imprensa para transmitir informações, abrindo espaço, inclusive, para que façam perguntas acerca do assunto.

Ao final do evento, foi realizada uma análise pós-ação (APA), quando os oficiais-alunos receberam o feedback da equipe de profissionais de Comunicação Social e puderam tirar dúvidas e trocar experiências.

*O que é o Exercício de Simulação Construtiva "Operação AZUVER"?

A Operação AZUVER é um dos eventos finais e um jogo de guerra planejado e executado em nível operacional e de simulação de combate, envolvendo oficiais distribuídos em Estados-Maiores Conjuntos, no âmbito das Forças Armadas. Com o apoio do Ministério da Defesa, foi criado em 1990 e o nome foi escolhido por conta das cores das fardas das duas escolas participantes: ECEME e ECEMAR. Com a entrada da EGN, em 1997, o nome passou a caracterizar os dois partidos que se concentram no jogo, azul e vermelho.

Texto: Ten Tatiana/ Fotos: Sd Nóbrega

registrado em:
Fim do conteúdo da página