Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia da Bandeira
Início do conteúdo da página

Dia da Bandeira

Publicado: Quinta, 19 de Novembro de 2020, 22h34 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2020, 01h25

Pavilhão Nacional é hasteado ao meio dia, em cerimônia no Forte de Copacabana

Rio de Janeiro (RJ) – O Comando Militar do Leste, celebrou, no dia 19 de novembro de 2020, no Museu Histórico e Forte de Copacabana, o Dia da Bandeira. Na oportunidade, houve a tradicional incineração das bandeiras inservíveis, a substituição por um novo estandarte e o hasteamento do símbolo que representa liberdade e soberania nacional.

O Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, oficial mais antigo da celebração, autorizou a guarnição a dar prosseguimento ao evento. Motivados pelo harmonioso Hino à Bandeira, de letra do poeta Olavo Bilac e composição do maestro Francisco Braga, a guarnição entoou a nobre canção sob o arranjo da banda do 1º Batalhão de Guardas.

No decorrer do evento, o Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira, proferiu a Ordem do Dia, reforçando os valores em que a Bandeira Nacional carrega. "... Seus filhos sentem-se representados por ela, fortalecidos, energizados e capazes de superar os desafios de um País livre e democrático em construção...".

Seguindo a tradição, as bandeiras inservíveis foram entregues para incineração, neste ano realizada pelo Adjunto de Comando do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), Subtenente Eduardo Míscula Cardoso. Dando prosseguimento ao ato, uma nova bandeira foi hasteada e tremula junto à sua nação.

Texto: 2 Tenente Ferrentini/ Fotos: Soldado R. Menezes

registrado em:
Fim do conteúdo da página