Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pioneirismo militar
Início do conteúdo da página

Pioneirismo militar

Publicado: Segunda, 14 de Dezembro de 2020, 19h38 | Última atualização em Segunda, 14 de Dezembro de 2020, 20h54

Cerimônia rememora os 100 anos da conquista das primeiras medalhas olímpicas do Brasil

Rio de Janeiro (RJ) - No dia 12 de dezembro, durante as competições que ocorrem no Centro Nacional de Tiro Esportivo, na Vila Militar, foi rememorado os cem anos das primeiras medalhas olímpicas do Brasil, conquistadas nos Jogos de Antuérpia, em 1920.

A cerimônia, presidida pelo Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, iniciou-se com a inauguração do busto do Tenente-Coronel Guilherme Paraense, primeiro brasileiro medalhista de ouro da história dos Jogos Olímpicos, êxito conquistado na cidade de Antuérpia, na Bélgica, na prova de revólver trinta metros, e prosseguiu com o lançamento da moeda que comemora o feito dos brasileiros, produzida pela Casa da Moeda do Brasil, pela obliteração do selo comemorativo e pelas condecorações dadas a personalidades do esporte, como a Cruz do Mérito Desportivo post-mortem entregue à Sra. Adyel Silva, filha do atleta de salto triplo Adhemar Ferreira da Silva, que disputou quatro edições dos Jogos Olímpicos conquistando duas medalhas de ouro.

"Não foram atletas indo competir. Aquilo foi uma verdadeira aventura. E isso valorizou muito a medalha", disse o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, sobre as dificuldades dos primeiros medalhistas olímpicos.

O 3º Sargento Wu destacou a importância do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) e lembrou que após as três medalhas nas Olimpíadas da Antuérpia, o Brasil só conquistou uma medalha olímpica no Tiro Esportivo a partir da sua participação na categoria pistola de ar de dez metros, nos Jogos Rio 2016.

"Mesmo com a pressão de competir em casa, conquistamos, aqui mesmo [no Centro Nacional de Tiro Esportivo], a medalha de prata para o Brasil", destacou Wu.

O Campeonato de Tiro das Forças Armadas, evento da Comissão Desportiva Militar do Brasil, organizado pelo Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), ocorreu entre os dias 9 e 13 de dezembro, no Centro Nacional de Tiro Esportivo, na Vila Militar. O local também abrigou, simultaneamente, o Campeonato Brasileiro de Tiro 2020, que é organizado pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo.

 

Texto: 2º Ten Anderson Valim / Fotos: Cb Francilaine e Sd Torres

registrado em:
Fim do conteúdo da página