Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 12º Contingente da Força-Tarefa Logística Humanitária
Início do conteúdo da página

12º Contingente da Força-Tarefa Logística Humanitária

Publicado: Sexta, 03 de Setembro de 2021, 16h22 | Última atualização em Sexta, 03 de Setembro de 2021, 16h25

 

Rio de Janeiro (RJ) - Na manhã do dia 2 de setembro, o Comando Militar do Leste (CML) realizou, no  Campo do Sampaio, em Deodoro, uma solenidade de despedida do efetivo do 12º Contingente da Força-Tarefa Logística Humanitária – Operação Acolhida.

A partir do dia 3 de setembro, cerca de 500 militares da área do CML integrarão a Operação Humanitária que acolhe e interioriza refugiados venezuelanos provenientes da fronteira do Estado de Roraima.

Em suas palavras, o Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira, reforçou a confiança depositada na tropa e na certeza do cumprimento da missão.

"Essa é uma missão que está alicerçada no nosso lema Braço Forte, Mão Amiga, com ênfase especial nos trabalhos da Mão Amiga. Essa missão é especial porque trata, além do nosso povo que vive em região de fronteira, do povo vizinho que passa por um momento difícil no seu país e busca um refúgio no nosso território brasileiro. Estamos colaborando no acolhimento de refugiados e o CML já teve a oportunidade de participar dessa Operação duas vezes. É uma missão extremamente importante para o Brasil e para o Exército Brasileiro. Cada um de vocês estará construindo esse sucesso", disse.

Os integrantes do Exército atuarão em conjunto com militares da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira, dos Ministérios do Governo Federal, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), das Organizações Não Governamentais (ONGs),  das agências civis, das secretarias estaduais e municipais, entre outros, sob coordenação do Ministério da Defesa.

A solenidade marcou o término do período de preparação do contingente. Durante a semana, foram abordados assuntos como valores, ética e conduta militares, a situação na Venezuela, trabalho nos abrigos e postos de acolhimento, funcionamento das agências civis nacionais e internacionais, além de medidas de profilaxia e testes de avaliação física e psicológica.

 Texto: 1º Tenente Hosana / Fotos: Cabo Francilaine

registrado em:
Fim do conteúdo da página