Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 1ª Divisão de Exército realiza apronto para Operação Membeca
Início do conteúdo da página

1ª Divisão de Exército realiza apronto para Operação Membeca

Publicado: Quinta, 18 de Novembro de 2021, 15h19 | Última atualização em Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 14h16

Rio de Janeiro (RJ) - No dia 8 de novembro de 2021, foi realizado, no Campo de Parada General Zenóbio da Costa, o aprestamento das tropas da 1ª Divisão de Exército (1ª DE), Divisão Mascarenhas de Moraes, envolvendo o Grupamento de Unidades Escola/ 9ª Brigada de Infantaria Motorizada e parte da Artilharia Divisionária da 1ª DE, participantes do Exercício de Adestramento Avançado – Operação Membeca 2021.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da 1ª DE e Guarnição da Vila Militar, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos. Também estiveram presentes o Comandante da 1ª Região Militar, General de Divisão Luiz Fernando Estorilho Baganha, o Comandante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, General de Brigada Luciano Antonio Sibinel, e o Comandante do Grupamento de Unidades Escola - 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Ricardo Luiz da Cunha Rabêlo.

Durante o aprestamento, o Comandante da 1ª DE ressaltou, em suas palavras, a oportunidade ímpar de realizar um exercício de adestramento da magnitude da Operação Membeca e como tal fato demonstra a prioridade que o Comando de Operações Terrestres atribui a esses Grandes Comandos de Operações.

O Exercício de Adestramento Avançado – Operação Membeca iniciou-se com duas áreas de concentração de suas tropas, nas cidades do Rio de Janeiro e de Juiz de Fora, e está sendo realizado nos municípios fluminenses de Paracambi, Volta Redonda, Quatis e Resende. Ao todo, estão empregados 4.800 homens e mulheres pertencentes ao Comando da 1ª Divisão de Exército, Grupamento de Unidades Escola/ 9ª Brigada Infantaria Motorizada, 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, Brigada de Infantaria Pára-quedista, Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, Base de Apoio Logístico do Exército, Comando de Operações Especiais, Comando de Aviação do Exército, 5° Grupamento de Engenharia, 1° Batalhão de Defesa Química, Biológica Radiológica e Nuclear, 1° Grupo de Artilharia Antiaérea, além de um General de Divisão e cinco Generais de Brigada diretamente envolvidos. Estão sendo utilizadas 703 viaturas e três aeronaves durante as 12 jornadas de exercício em sua fase de execução, que se estenderá até o dia 20 de novembro. Serão desdobradas, no terreno, uma Base Logística Terrestre e duas Bases Logísticas de Brigada que distribuirão 93.775 rações quentes e 14.340 rações operacionais, além de 143 mil litros de óleo diesel e 8.500 litros de gasolina.

Texto: ComSoc 1ª DE

registrado em:
Fim do conteúdo da página