Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CML presta últimas homenagens a herói da FEB
Início do conteúdo da página

CML presta últimas homenagens a herói da FEB

Publicado: Terça, 23 de Novembro de 2021, 17h12 | Última atualização em Terça, 23 de Novembro de 2021, 17h16

Rio de Janeiro (RJ) – O Comando Militar do Leste (CML) realizou, no dia 23 de novembro, a última homenagem ao Coronel Amerino Raposo Filho, integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB). O discípulo do patrono da Arma de Artilharia, Marechal Mallet, esteve no front de batalha da 2ª Guerra Mundial morreu aos 99 anos de idade.

Em cerimônia restrita a familiares, amigos mais próximos e autoridades militares, o corpo do Febiano foi velado no Crematório da Penitência no Caju, no Rio de Janeiro, sob as palavras do integrante da Cruzada Militar Espírita do RJ, Coronel Veterano Lucas, e o Chefe do Serviço da Assistência Religiosa do CML, Capelão Militar Padre Major João Batista. As honras fúnebres foram prestadas por militares oriundos da 11º Grupo de Artilharia de Campanha (11º GAC). Presentes com o fardamento histórico, os militares dispararam a salva de tiros na homenagem ao herói brasileiro.   

O então Tenente Amerino foi o comandante da Linha de Fogo da 2ª Bateria do IIIº Grupo de Obuseiros 105. Cumpriu a derradeira missão de combate da Artilharia Divisionária da FEB, disparando o último tiro, em apoio de fogo ao cerco e rendição da 148ª Divisão de Infantaria Alemã e da Divisão Bersaglieri Italiana, na região de Collecchio/Fornovo, na Itália.

Da turma de 1943 da Escola Militar do Realengo, o Coronel Amerino foi voluntário para integrar a FEB e possui 16 condecorações, inclusive a Cruz de Combate, oferecida aos militares que praticaram atos de bravura nas ações de combate.

Por fim, a bandeira do Brasil foi entregue ao Filho primogênito, Luiz Fernando Mello Raposo.

Texto: 1º Tenente Hosana, 2º Tenente Fernandes / Fotos: Soldado Nóbrega

registrado em:
Fim do conteúdo da página