Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CIOpEsp forma novos militares Forças Especiais e mergulhadores
Início do conteúdo da página

CIOpEsp forma novos militares Forças Especiais e mergulhadores

Publicado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 21h33 | Última atualização em Sexta, 26 de Novembro de 2021, 22h00

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 26 de novembro de 2021, foi realizada, no Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOpEsp), atualmente comandado pelo Coronel de Infantaria Álvaro de Souza Pinheiro Filho, a formatura de encerramento do Curso de Forças Especiais (CFEsp) e do Estágio de Mergulho a Oxigênio para Operações Especiais (EMOx).

No total, 27 Oficiais e Praças de carreira do Exército Brasileiro, que já ostentavam os Cursos de Comandos e Básico Pára-quedista, concluíram o Curso de Forças Especiais e integrarão as diferentes unidades de operações especiais do Exército Brasileiro, atuando em missões de âmbito nacional e internacional. Além disso, outros seis militares tornaram-se novos mergulhadores de Operações Especiais.

A vibrante cerimônia contou com a presença do Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que discursou aos formandos: "Agradeço o convite para estar aqui hoje, compartilhando com a “velha guarda” das Forças Especiais mais uma formatura que renova valores, virtudes e tradições castrenses. Parabenizo os familiares presentes, os novos Mergulhadores e Operadores de Forças Especiais." Já o Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, afirmou que os resultados alcançados pelo Centro de Instrução de Operações Especiais (CI Op Esp) muito contribuirão com o aprimoramento operacional da Força Terrestre. O General Freire Gomes realizou, ainda, a entrega de brindes ao oficial e sargento que foram destaques do Curso. Coube ao Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, realizar a entrega da lembrança ao militar destaque do Estágio de Mergulho a Oxigênio para Operações Especiais.

O antigo Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército José Elito Carvalho Siqueira, o Presidente do Superior Tribunal Militar, General de Exército Luis Carlos Gomes Mattos, o Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Júlio Cesar de Arruda, o Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira, além do General de Exército Rui Monarca da Silveira, e demais autoridades acompanharam a brevetação realizada pelos instrutores e monitores aos concludentes que desfilaram em continência às autoridades, ao som da canção Eterno Herói, entoada pela Banda do 1º Batalhão de Guardas.

Na oportunidade, foram celebrados o Jubileu de Ouro da turma de veteranos do Curso de Ações de Comandos do ano de 1971 e o Jubileu de Prata das turmas de Forças Especiais, Curso de Ações de Comandos e Curso de Formação de Cabo Comandos, formados em 1996. Abrilhantaram ainda o evento, três militares FE pioneiros da turma de 1957: General Iran, Coronel Paulo Tavares e Subtenente Iuri. Na festividade, foram inauguradas diversas placas rememorando os antigos concludentes do curso de Forças Especiais. O Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, General de Brigada Sérgio Borges Medeiros da Silva, foi um dos agraciados na cerimônia, por ter comemorado o Jubileu de Prata, ostentando o gorro preto há 25 anos.

Texto: 2º Tenente Ferrentini / Fotos: Soldado R.Menezes

registrado em:
Fim do conteúdo da página