Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Homenagem às vítimas da Intentona Comunista de 1935
Início do conteúdo da página

Homenagem às vítimas da Intentona Comunista de 1935

Publicado: Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 16h38 | Última atualização em Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 16h56


Rio de Janeiro (RJ) - O Comando Militar do Leste (CML) realizou, no dia 1º de dezembro de 2021, uma solenidade para rememorar as vítimas da Intentona Comunista de 1935. A cerimônia, realizada na Praça General Tibúrcio, na Praia Vermelha, teve como principais objetivos enaltecer os valores democráticos e repudiar a tentativa de imposição de um regime totalitário no Brasil.

Durante a homenagem, o Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro, realizou a aposição de uma coroa de flores junto ao mausoléu. Foram realizados, ainda, a chamada nominal de todas as vítimas que tombaram naquela ocasião, o toque de silêncio e uma salva de gala executada por uma bateria de obuses do 31º Grupo de Artilharia de Campanha Escola.

A atividade contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do CML, General de Brigada Sergio Borges Medeiros da Silva e de Oficiais Generais, Chefes de Estado-Maior, Chefes de Gabinete e Comandantes das Organizações Militares das Guarnições do Rio de Janeiro, da Vila Militar e de Niterói.

Neste ano, a atividade não foi realizada no dia 27 de novembro, quando se rememora a Intentona Comunista, em virtude da impossibilidade de comparecimento das principais autoridades militares, uma vez que estas estavam presentes à solenidade de declaração dos novos Aspirantes a Oficial na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), ocorrida nessa data.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página