Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Policlínica Militar da Praia Vermelha comemora 65 anos
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

Policlínica Militar da Praia Vermelha comemora 65 anos

Publicado: Quarta, 25 de Mai de 2022, 14h17 | Última atualização em Quarta, 25 de Mai de 2022, 14h17

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 22 de maio de 2022, a Policlínica Militar da Praia Vermelha (PMPV) completou 65 anos e para celebrar a data foi realizada uma formatura no último dia 20.

Durante a solenidade, foram entregues pelo Diretor da PMPV, Coronel Médico Sérgio Luis Hammes, certificados alusivos à data, a militares que ajudaram, de forma honrosa, a escrever a história da Unidade de Saúde.

Histórico
A PMPV está localizada no Edifício da Praia Vermelha e sua história inicia-se em 22 de maio de 1957, quando foi criado o Posto Médico da Praia Vermelha, a partir de ajustes realizados em apartamentos do prédio. Antes do Posto, existem relatos que ocorriam atendimentos médicos em apartamentos do EPV por parte de oficiais médicos, por iniciativa desses. Em consequência, houve a determinação para que a Diretoria Geral de Saúde do Exército, atual Diretoria de Saúde, fizesse um estudo sobre o assunto, sendo esse encaminhado ao Ministério da Guerra. O Posto Médico foi inaugurado em 1° de junho de 1957.

Em 10 de março de 1966, praticamente nove anos após a criação do Posto Médico, foi criada a Policlínica Militar da Praia Vermelha, pelo Decreto n° 57.939, e inaugurada no dia 22 de maio do mesmo ano. Aproveitando todas as instalações do antigo posto médico e agregando outras dependências, a PMPV foi ampliada consideravelmente, oferecendo, além dos serviços então existentes, os setores de eletrocardiograma, ortopedia, laboratório e farmácia. Por ter sido concedida autonomia administrativa, também foram criadas a fiscalização administrativa, a secretaria, a tesouraria e o almoxarifado.

Hoje, após 65 anos, 21 diretores e muita história, a Policlínica ocupa uma área física de quase 3 mil metros quadrados e abriga nos seus ambulatórios diversas especialidades médico-odontológicas e de apoio ao tratamento, onde atuam cerca de 200 militares e servidores civis, atendendo, anualmente, milhares de pacientes, realizando os mais diversos procedimentos técnicos.

O autoaperfeiçoamento constante dos seus profissionais, tanto de saúde, quanto administrativos, proporciona a melhoria da prestação dos seus serviços, qual seja, o atendimento aos usuários do Sistema de Saúde do Exército Brasileiro e a participação no trabalho integrado entre as Organizações Militares de Saúde subordinadas à 1ª Região Militar na Guarnição do Rio de Janeiro e de Niterói.

Como principal diretriz, os profissionais da PMPV primam pela técnica, pela legalidade e pelo bom senso na prestação da assistência à família militar, tendo sempre em mente o acolhimento e a humanização no atendimento aos usuários.

Créditos: Comunicação Social da PMPV

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página