Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Formatura alusiva ao Dia da Arma de Cavalaria
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

Formatura alusiva ao Dia da Arma de Cavalaria

Publicado: Terça, 31 de Mai de 2022, 15h18 | Última atualização em Quinta, 09 de Junho de 2022, 11h06

Rio de Janeiro (RJ) - No dia 30 de maio de 2022, foi realizada, no Parque Equestre General Eloy Menezes, na Vila Militar, a formatura alusiva ao Dia da Arma de Cavalaria do âmbito do Comando Militar do Leste (CML). A solenidade exalta a memória do Patrono da Arma Ligeira, Marechal Manoel Luís Osorio, nascido em 10 de maio de 1808.

Dentre os momentos de reverência, destacam-se a leitura dos feitos históricos do Marechal Osório e a aposição de uma coroa de flores no busto do Patrono da Arma de Cavalaria, guardado pelos Cadetes do Curso de Cavalaria da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), realizada pelo Comandante do CML, General de Exército Novaes, pelo Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exércíto Lancia, pelo Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), General de Brigada Sergio Martins, e pela Senhora Stella Francisca Osório Bertaso, Trineta do homenageado.

A tropa, constituída por Alunos da Escola de Equitação do Exército (EsEqEx), 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Escola), militares do 1º Esquadrão de Fuzileiros Hipomóvel e da Banda de Música do 2º Regimento de Cavalaria de Guarda (2º RCG) e alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), desfilou ao término da primeira parte da solenidade.

Na sequência, o público foi convidado a assistir demonstrações de Operações de Controle de Distúrbio (OCD), de equitação - realizada por militares da EsEqEx - e do tradicional Carrossel Militar do Regimento Andrade Neves, nome histórico do 2º RCG.

Durante a solenidade o Comandante do CML, General de Exércíto Novaes, destacou a importância do Rio de Janeiro para a história da Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro e a prontidão das unidades atuais. "Contamos com essas tropas de cavalaria em qualquer tipo de atividades que tenhamos que ser empregados", concluiu.

Texto: 1º Ten Anderson Valim | Fotos: Sd R. Menezes

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página